" Mein Kampf"- O livro de Hitler.

Calma gente, longe de querer das asas para livros antissemitas ! A intenção é falar um pouco sobre a polêmica que ainda existe na França; " Será que liberar um livro como esse, escrito por Hitler, não motiva a volta do nazismo ?"- Essa é a pergunta que fica !

O livro " Mein Kampf", que conhecemos como " Minha luta", escrito em dois volumes, o primeiro em 1924 quando o ditador estava preso por baderna e distribuição de panfletos políticos, e o segundo logo depois , já livre.

A sua editora na França ainda é a mesma , desde 1934, " Nouvelles Édition Latines", e que em 1979 o "Tribunal de Apelações de Paris", precisou julgar, após um pedido da "Liga Internacional Contra o Nazismo" , que tencionava impedir as novas edições. A Legislação francesa não impede a publicação de livros controvertidos, a imprensa é livre.

A minha opinião é que não se deve proibir coisa alguma, os livros de ódio também fazem parte da natureza humana, no seu pior lado, e vetá-los seria o mesmo que instigar a curiosidade, gerando núcleos subterrâneos de perigosa sublevação, além do mais tem um valor histórico, de um período negro da humanidade, e que não se deve apagar, ou ter uma página arrancada.

PS: No Brasil é comercializado pela Saraiva, traduzido ( claro), em um tomo, e custa por volta de r$ 50,00 - Não tenho a menor vontade de ler, mas como já disse, os países livres estão certos em não vetar.

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 17/01/2018
Reeditado em 17/01/2018
Código do texto: T6228425
Classificação de conteúdo: seguro