Vargas Na Meia Esfera

Quando eu era meninote , nove anos mais ou menos, meu pai me levou na casa do Olivinho Vieira, pessoa de destaque no Vilarejo São João do Oriente, hoje cidade. Era mais ou menos o ano de 1944. Era gente rica, principalmente para nós na condição de lavradores e proprietário de pequenas terras.

Ao adentrar numa sala bem ornada, tinha uma mesa de madeira nobre, nela uma pequena estátua de Getúlio Vargas, de uns 20 centímetros de altura, de metal, presa a uma meia esfera de ferro. Olivinho deu um tapa no (Getúlio) e a estátua balançava, e rodopiava até voltar a posição ereta. Olivinho dizia garboso: “Esse é Getúlio Vargas, balança, mas não caí!”

No arquivo de minha memória foi um momento indelével. Getulio era o sonho de consumo de meu pai. Transporto aquele momento para os dias atuais,sobre esse blábláblá que fazem com o Lula. Há mais de três anos, tomando pancada dos fascistas, golpistas, oposicionistas e direitistas. Do PIG, STF e PF . Powerpoint, Moro com condução coercitiva, gravação proibida interrogatórios humilhantes. Com toda essas barbárie, Lula lidera pesquisas de intenções de votos, para 2018. Daí, me lembro há 73 anos atrás; Lula balança, mas não caí.

Lair Estanislau Alves.