ÍNTIMO DA INTIMIDADE

A palavra “intimidade” deriva de íntimo, que por sua vez tem sua origem no Latim intimus, interior, o que é de dentro, superlativo de IN, “em”.

A intimidade de uma pessoa é a sua essência; são os seus pensamentos. Assim, quem conhecesse os pensamentos de um indivíduo, conheceria a sua intimidade.

É certo que pela convivência social e principalmente afetiva, podemos conhecer algumas particularidades do campo íntimo do ser com o qual nos encontramos em franca convivência. Contudo, ser-nos-á por hora impossível devassar-lhe a completa intimidade. Quem sabe no futuro, quando e se adquirirmos a capacidade de ler pensamentos, essa não se tornará mais uma dessas questões éticas com a qual a humanidade terá que lidar? Afinal, conhecer o íntimo de um ser humano nos cobrará responsabilidade, bom senso e muito amor ao próximo. Do contrário, será melhor permanecer como estamos.

Atenção, não confunda o “íntimo com o privado”. Quem tem um automóvel ou uma bela casa, possui algo que é só seu, mas que pode ser visto por todo mundo. Portanto, estamos falando aqui neste exemplo de dois bens privados. Todavia, a genitália de uma pessoa é uma coisa muito íntima que, salvo nos casos de um exibicionismo narcisista gratuito ou bem remunerado ou ainda num ato de profundo despudor, não costuma ficar em exposição pública.

Lembro-me que certa vez, ainda nos meus tempos de escola, uma colega de classe cochichou algo em meu ouvido. Sinceramente nem me recordo o que ela falou. Ora, quando a professora quis saber do que se tratava, a desavisada garota disse: “é assunto íntimo, fessora” ao que a educadora, com um ar de triunfo, logo inquiriu: “você dorme com ele”?

Amigo íntimo, cuja presença física em tempos de internet não é absolutamente indispensável, é em suma alguém em quem confiamos o suficiente para compartilhar impressões pessoais, sentimentos e segredos.

Inimigo íntimo é aquele que conhece bem as suas fraquezas e que por isso tem potencial para lhe causar muitos dissabores, portanto, jamais o subestime.

Naturalmente o sexo faz parte dos chamados relacionamentos íntimos, porém, isso não é tudo e tampouco o máximo em se tratando de intimidade com outra pessoa. Não nos esqueçamos de que as prostitutas fazem muito sexo e amiúde, essas profissionais não desejam maior envolvimento com os seus clientes.

Há quem garanta que intimidade demais atrapalha e que de menos afasta. Então, por via das dúvidas, ame a quem puder amar e nunca incorra em desrespeito à individualidade alheia.