A MAGIA DO SABER E O DESLUMBRAMENTO DO PODER

O Saber não é exclusivo de ninguém. Depende tão-somente de vontade própria e sempre num crescendo de actualização do conhecimento. Esta era a prática que há décadas atrás se seguia para a valorização pessoal e o objectivo de se atingir patamares superiores. O deslumbramento é exclusivo dum restrito número de indivíduos. Tomam o poder de assalto e cada vez acrescem o seu poder com mais poder e para isso não precisam de recorrer ao saber.

O saber é uma mais valia do indivíduo e contribui para o enriquecimento e mais igualdade da sociedade. Quando não há saber, não há conhecimento, tendo como consequência as baixas qualificações dos profissionais nas suas mais variadas actividades. Esta circunstância provoca o fracasso de muitas empresas, de muitos prestadores de serviços de conta própria e de conta de terceiros e de um modo geral de todas as funções e actividades. A fraca qualificação de muitos profissionais advém da carência do saber, não impedindo, todavia, que - devido à defeituosa organização da nossa sociedade -, ascendam a lugares cimeiros do poder. Como consequência, os centros de decisão são ocupados por pessoas meramente teóricas, deslumbradas pelo assento nos gabinetes e sem o conhecimento e saber das realidades que se vivem na vida prática quotidiana.

Ruy Serrano – 15.01.2018

Ruy Serrano
Enviado por Ruy Serrano em 16/01/2018
Reeditado em 16/01/2018
Código do texto: T6227499
Classificação de conteúdo: seguro