TERRA BRASILIS

47499

Terça-feira, 16 de Janeiro de 2018

O Brasil é um dos países onde se é mais complicado viver. Porque criam-se coisas aqui que não dá para acreditar que seja natural, normal. E são em demasia tais criações. A começar pelas próprias leis do país, onde criou-se uma afirmação que diz: "leis que pegam e outras não".

Em quase todos os âmbitos há confusão. E não há exceção. E aí criou-se uma outra afirmação que embasa tal situação: "cria-se dificuldades para se vender facilidades". E isto é a pura verdade. A mostra disso é que até criou-se uma figura profissional: o zangão.

O chato disso é que aqueles que andam certos, quitam suas obrigações no prazo determinado, veem-se prejudicados em quase todas os órgãos públicos. Isto porque os apaniguados com os ditos 'malandros', através do "por debaixo dos panos", veem suas manobras passarem à frente dos demais. E no que chamamos de "maior cara de pau".

Mas esse preâmbulo todo foi para chegar-se ao que se propõe tal assertiva. Falar da desordem no futebol do Rio de Janeiro. Onde criou-se um regulamento na primeira divisão do campeonato, colocando-se algumas equipes que vieram da segunda, para participarem de um grupo separado, antes da disputa da Taça Guanabara e da Taça Rio, que compõem o Campeonato Carioca.

O surpreendente foi que as disputas para o Campeonato de 2018 iniciou-se no dia 20 de dezembro de 2017. Com equipes que subiram da segundona para a primeirona e que disputariam uma vaga no nível seguinte. Mas as outras que não lograram esse êxito, participariam de um tal Grupo X, que continua fazendo parte da disputa deste ano.

São quatro equipes que disputarão seis jogos, de ida e volta entre si, onde os dois primeiros permanecerão na primeira divisão do Campeonato Carioca, as demais continuarão na segundona. E isso é de desnortear a qualquer um que busque entender tal disputa.

O querido clube América, o Mecão, teve uma participação péssima nessa primeira fase, não se classificando para o grupo principal nesse primeiro estágio. Daí que vai para uma possível repescagem, junto com mais três equipes, donde duas continuam na elite do futebol carioca e as outras permanecem na segunda divisão desse campeonato.

É lastimável ver essa equipe nessa situação, porque até 1987 ela era uma das mais destacadas do futebol brasileiro, mas foi sacaneada a partir da formação do tal Grupo dos 13, que a alijou do grupo especial das equipes nacionais. De lá para cá, só caiu, chegando a ir para a segunda divisão do campeonato carioca, onde subiu em 2015 e 2017, mas continua batendo biela em permanecer no primeiro grupo. Mas nem possui mais classificação para os grupos nacionais.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 16/01/2018
Código do texto: T6227425
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.