RÁPIDO E RASTEIRO

47.499

Segunda-feira, 15 de Janeiro de 2018

Não teria nenhuma dúvida em diagnosticar-me um desajustado aos ditos tempos modernos. Porque a complexidade a que estamos submetidos diariamente nesse nosso cotidiano, redundância à parte, nos submete à pressões altíssimas ao nosso comportamento e desempenho nele.

É óbvio que tal afirmação não chega a ser uma auto crítica. É, sim, uma conscientização daquilo que incomoda. Mesmo sabendo-se que as coisas são assim mesmo como se nos apresentam. E a bem da verdade, nem temos como correr delas, porque estamos inseridos até o pescoço com o decorrer dos tempos.

Já foi dito em vários artigos nesse espaço a respeito da complexidade e dos paradoxos que é viver. Isto porque o ser humano se auto intitulou um inteligente, mas as práticas que vemos aí, fogem à essa essência de forma profunda. A começar pela constante e frequente afirmação de muitos: "não tenho tempo para nada".

Ora, existe paradoxo maior nessa questão? E a resposta é simples: não. Porque com a criação de muitas e várias condições ditas de progresso, tais como eletricidade, eletrônica, informática, meios de transportes rápidos, como o avião, dentre muitas outras, o ser humano continua a se atrapalhar em seu dia a dia.

Mas o pior não são nem essas situações. Existem outras muito mais complexas e paradoxais. A mentira, o oportunismo, a falsidade, a maldade, a desfaçatez. E essa última é tão abrangente, porque traz em seu bojo muitas outras propriedades negativas perpetradas pela humanidade.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 16/01/2018
Código do texto: T6227423
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.