Determinismo social

O determinismo “é a teoria filosófica de que todo acontecimento (inclusive o mental) é explicado pela determinação, ou seja, por relações de causalidade.” E sendo assim “o ser humano é produto da experiência que acumula em determinado contexto humano e social.” Isto é, “o meio em que vive o sujeito determina suas ações, seu comportamento, o seu modo de pensar e agir.”

Parece que se está falando de uma máquina, sem vontade própria que executa aquilo para o que foi previamente PROGRAMADA. Que tudo que fez, faz e fará é predeterminado pelo meio em que foi criada(produzida).

E tem mais, segundo essa ideia “não há liberdade de ação, estando o ser humano sempre preso às determinações de suas experiências.” Um exemplo apresentado e que se coaduna com a realidade brasileira, diz que: “uma pessoa que vive e cresce em um ambiente corrupto manifesta sempre um comportamento corrupto, pois foi determinada por esse meio.”

Concordo que o meio influencia tanto de forma positiva quanto negativa. Mas discordo completamente sobre essa predeterminação! Sou um ser que pensa e tem vontade própria, não sou uma máquina pré-programada para executar uma função sem nunca questionar. Sempre questiono e sempre questionarei. Inclusive o meu questionar. Sou um ser vivo, não uma máquina!

E digo mais: o ser humano é provido de livre arbítrio. Sendo assim, sempre terá a opção de escolher o que é melhor para si. Até um peixe, enquanto vivo, pode escolher seguir o curso do rio ou nadar contra a correnteza. Só o peixe morto segue sempre a favor do rio.

Eu luto por esse direito intelectual de escolha, pois, defendo com todas as minhas forças a independência intelectual do ser humano. E acredito que uma pessoa, de bom caráter, escolhe fazer o certo, simplesmente porque é certo fazer e não por estar sendo fiscalizado ou por medo de uma punição. Que essa fiscalização seja de sua consciência e não de um agente do Estado.

Não importa o meio em que você nasceu, viveu ou vive. Você sempre terá a opção de escolher o que é melhor. Mas se escolher prejudicar-se ou à outra pessoa, tenha a hombridade de assumir que fez por escolha própria. Não procure culpados, no fim a escolha sempre será sua!

E para você que é religioso, que crê que depois da morte segue-se o juízo e que todos seremos julgados por Deus, lhe pergunto: você acredita que quando estiver diante Dele vai poder dizer que fez ou deixou de fazer algo por falta de opção? Porque lhe impuseram? Porque lhe pediram?

Você é um ser inteligente e consciente, e como tal pode escolher o que julga ser melhor. Pode usar sua inteligência para escolher não experimentar, não dar a primeira tragada ou não tomar o primeiro gole. E consciente de suas forças e fraquezas, pode escolher seus amigos, os lugares a frequentar ou simplesmente escolher nem sair de casa. E esteja consciente de que às vezes quando olhamos para o abismo, ele pode olhar de volta.

Admita, você é o que é em razão de suas escolhas. Se venceu, mérito seu e se perdeu, também!

Então mostre dignidade e deixe de apontar culpados por suas más escolhas.

Por: Adriano Cantanhêde

ADRIANO CANTANHÊDE
Enviado por ADRIANO CANTANHÊDE em 16/01/2018
Código do texto: T6227277
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.