Pedante e Estúpido

É difícil conviver com alguém estúpido (estúpido no mau sentido, claro). A estupidez não só irrita, mas torna o estúpido insuportável. Por força as circunstâncias convivi com alguns estúpidos- admito que posso ainda até voltar a conviver - , mas nunca admiti que na minha presença eles exercitassem a estupidez, aquela que é prática comum nos estúpidos maus, nos estúpidos de berço. Repito: estou flando dos estúpidos maus, nunca daqueles que são estúpidos sem querer...

Mas o que não suporto (admito até que sou, até, às vezes, intolerante radical)é com o estúpido que é também pedante. Este é indefecável. É repulsivo. É o fim da picada.

Sou um homem velho, rodado, vivido, muito conhecido na minha Região, onde fiz muitos amigos e alguns inimigos (não nego), mas tanto amigos como inimigos podem atestar algo: nunca admiti a companhia do pedante. Nisso sou orguhoso, na minha frente pedante não faz cabriola, não dá salto solta e nem faz saracoteio. Sempre rasguei a fantasia desses sujeitos. Sou competamente incompatível com esses trastes. Sejam ekes quem forem, tenho brasões, anéis, canudos de papel, dinheiro ou poder.

Adoro uma frase de Unamuno: "Um pedante é um estúpido alterado pelo estudo". Mas seja com ou sem estudo, eu destesto pedante. Mando pra tponga da mironga so caburetê, praquele canto. Tenho amigos que se dão bem com pedantes, mas sem a minha presença. Não resíto o mesmo ar que o pedante. Detesto mesmo esse tipo de verme. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 14/01/2018
Código do texto: T6226156
Classificação de conteúdo: seguro