Povo sem educação ...
 
Por mais que se queira imputar a culpa a partidos ou pessoas sobre tudo o que está ocorrendo em nossa amada nação, antes, deveríamos observar o povo que os rodeia, os venera e os coloca naqueles lugares de destaque. O nosso povo sofre um mal que só terá cura mesmo, quando entender que deve olhar para dentro de si e botar o próprio dedo na ferida que criou, na tentativa de estancar o sangue que, em torno de um machucado gangrenado, cheira mal e traz seguidas mazelas.
Na época da ditadura, tínhamos contra quem protestar e lutar, imputando os males que nos atingiam aos militares, que precisaram tomar o comando do país, sob o perigo de vermos uma ocupação americana em solo brasileiro. Ou alguém duvida disso ?
Nada a favor dos militares mas nada contra também, principalmente quanto ao aspecto disciplinar que acabaram nos impondo naquele tempo.
Vivemos momentos difíceis, mas continuamos colocando a culpa nos governantes, míopes que somos por não enxergarmos que a culpa é nossa e somente nossa.
Nós não temos educação suficiente para sermos seres humanos melhores.
Somos um povo que joga papel no chão e depois cobra dos governantes as ações para que suas cidades não sofram as enchentes que todos os anos atordoam seus moradores.
Somos um povo que fura filas nos supermercados, nos bancos, nos hospitais.
Somos um povo que permite a maldade contra os moradores de rua, famintos e abandonados ao relento e à própria sorte. Somos um povo que não divide, e age como se fossemos únicos e maravilhosos abençoados por Deus. Somos um povo que diz que Deus é brasileiro e acredita que com essa acepção pessoal, é extremamente melhor que qualquer habitante do planeta.
A educação de um povo dá norte ao seu crescimento social, econômico e político.
Essa roubalheira enorme que presenciamos nos últimos tempos, jamais aconteceria se fossemos um povo educado com normas básicas de disciplina e respeitássemos o próximo.
Somos um povo que mata, rouba e agride, porque sabe que a impunidade está acima de tudo.
Como pensar em apoiar um candidato se a ideia sempre será de se dar bem em alguma situação pessoal e vantajosa ? Essa história de que o Moro vai fazer isso ou aquilo e que o Lula vai ser preso é apenas uma situação pontual. O Moro que se dane e que seja trancafiado na mesma cela do Lula. Talvez se convençam que o problema não está na política e sim em quem alimenta os políticos, o povo, que há muito tempo deu às costas a Deus. Afinal, se achamos que Deus é brasileiro, por que teme-lo? É assim que vemos.
Para os meus filhos eu não consigo explicar mais nada, adultos que são, sofrem as intempéries do dia a dia, com cobranças que a própria sociedade lhes impõe.
Penso sempre em meus netos e qual o tipo de legado poderíamos deixar para eles !
Semana passada, eu quase desisti de tentar entender ou explicar, quando meu netinho de seis anos, sentou-se ao meu lado e, ao invés de perguntar coisas simples, de curiosidades inocentes, virou-se pra mim e disse: “Vovô, o que é delação premiada ? “
Dei-lhe um abraço apertado e pensei : “ que Deus possa nos perdoar pelo que fizemos contra o nosso próprio país “.
Germano Ribeiro
Enviado por Germano Ribeiro em 14/01/2018
Reeditado em 15/01/2018
Código do texto: T6226112
Classificação de conteúdo: seguro