Anos 70, quando eu fazia Contabilidade.

Tinha 20 anos, e acabara de me casar ...trabalhava e estudava Contabilidade no São Luís, na Av. Paulista, à noite. O fretado da Ford me deixava na porta , e eu , que tinha conseguido a meia bolsa pelo exame de seleção fazia um bom curso, embora não gostasse .

Fazia Contabilidade porque alguns amigos do peito estavam por lá, e nessa idade essas coisas são importantes.

Juro, passava fome, porque ganhava pouco e depois de um dia de trabalho pesado, tinha que pegar nos estudos com estômago vazio, e antes tinha que aguentar ( esta é a palavra), uma missa chata à beça, com cânticos e tudo, quando só pensava em comida.

Uma noite, quando me dirigia à Consolação para pegar o ônibus de volta para casa, lá pelas onze, uns policiais de ronda me abordaram, a mim e a outros rapazes que andavam por ali, e me fizeram levantar os braços de costas para a parede, mesmo estando com os livros nas mãos. Sem problemas, mostrei a carteirinha do São Luis, pois evitava mostrar meu documento de estrangeiro naquele tempo da ditadura, pois não sei o que poderia acontecer.

Eles olharam, viram que os meus livros eram de Contabilidade e que eu não portava drogas ( nunca usei), e me liberaram com um :" Boa noite, pode seguir...", mas me senti intimidado, pois trabalhava muito, levava uma vida direita e estudava, e ainda estava esfomeado e com sono...pensei; "Como essa vida é injusta , as pessoas passando e me vendo assim, rendido, para a parede, meus livros no chão, sem ter feito coisa alguma...".

Eram os anos de chumbo, os estudantes eram suspeitos de engajamento com alguma facção, tudo era proibido e suspeito, e eu tinha que conviver com isso...

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 14/01/2018
Código do texto: T6226094
Classificação de conteúdo: seguro