Ah, as velhas cartas!

     1Em mais de meio século de vida escrevi muitas cartas. Nesse mesmo período recebi outras tantas. Cartas de amigos e amigas diletos. E por que não dizer, muitas cartas de amor...
     2. Muitas dessas missivas - deixem-me usar a palavra missiva, hoje, praticamente esquecida - eu guardo com renovado e comovido carinho; outras,  eu perdi. Perdi,  mas quase todas permanecem vivas na minha memória... As que ficaram, moram no fundo de um baú. Quando a saudade aperta, as releio.Todas - as que guardo e as que perdi -, são capítulos da minha modesta história.
     
3. Ontem, no final da tarde, o carteiro bateu na minha porta e me entregou uma carta de uma velha e amiga,  escrita à mão! À mão? Assustei-me, e com razão. Sim, porque o tempo das cartas escritas a mão já passou.  A internet está aí, com o seu correio eletrônico.
    Temos, agora, que nos acostumar a receber e enviar aqueles insulsos e-mails, cuja assinatura é esta: fulano@provedor.com.br.
     
4. Num passado já bem distante, a carta era o mais eficiente meio de comunicação. Paulo, o Apóstolo recorreu a elas para divulgar a mensagem do Mestre.  Suas famosas Epístolas aos Gálatas, aos Hebreus, aos Filipenses, aos Tesalonicenses, aos Efésios, aos Coríntios ajudaram a escrever o Novo Testamento. 
     
5. Nossos melhores escritores também escreveram belas cartas.  Machado de Assis, embora afirmando não atribuir "valor literário" à sua produção epistolar, deixou bonitas missivas; como as que endereçou à sua idolatrada Carolina.
     
6. Relendo, dias atrás, Graciliano Ramos, reencontrei-me com suas cartas amorosas. 
Sua grande paixão? Heloísa Medeiros, com quem casou, no dia 16 de fevereiro de 1928.

     7. Em uma delas, declarando incondicional amor à sua noiva, confessa-lhe: "Eu te procurei porque endoidei (que linda palavra!) por tua causa quando te vi pela primeira vez."
   Isso, depois de reclamar, assim, de uma missiva de Heloísa, que considerou insossa: " Chegaram-me as duas linhas e meia que me escreveste. Pareceram-me feitas por uma senhora muito séria! Muito antiga, muito devota, dessas que deitam água-benta na tinta."
     
8. Querendo casar, mas avesso ao confessionário, em outra carta a Heloísa, perguntou: " Conheces algum padre que me possa casar sem confissão? Não estou disposto a ajoelhar-me aos pés de ninguém. Mentira: estou disposto a ajoelhar-me aos teus pés, adorar-te." 
     
9. Em suas cartas, está o velho Graça romântico. Diferente do Graciliano "deprimido, mais inclinado ao mau humor do que à ternura, que guardava para as letras, para a cachorra Baleia e para alguns poucos amigos", como o descreveu o  Otto Lara Rezende, também um mestre na arte de epistolar.
     10. Vez em quando, aproveito as sobras de minhas tardes, para reler as cartas enviadas por Mário de Andrade a Carlos Drummond e a Manuel Bandeira. Mário, um brilhante missivista, alimentou, só com Manu, uma vibrante e ininterrupta correspondência, durante treze anos.
     11. Não sei se o caro leitor gosta de ler e escrever cartas. Se gosta, leia "Cartas na mesa", uma coleção de excelentes missivas do saudoso cronista  Fernando Sabino endereçadas a Otto Lara Rezende, Hélio Pelegrino e Paulo Mendes Campos.  Os quatro, já falecidos, formaram a inesquecível e respeitada "turma de Minas". 
     12. E mais, surgindo uma oportunidade, mande uma cartinha para um amigo; ou para o seu grande amor. Mas só serve se for escrita à mão. Esqueça o correio eletrônico.

       
Felipe Jucá
Enviado por Felipe Jucá em 24/08/2007
Reeditado em 27/09/2019
Código do texto: T622113
Classificação de conteúdo: seguro