VAMOS VOTAR?

Considerando que neste ano teremos novas eleições para os Estados e o governo central, seria muito bom termos em mente não reeleger nenhum dos atuais mandatários, governadores, deputados estaduais, presidente da república, deputados federais e senadores.

Haverá substituição no legislativo de 1/3 ou 2/3 dos participantes, mas essa norma da proporcionalidade, como as demais, nunca foi perfeitamente esclarecida, vez que as casas legislativas são reduto de oligarcas fartamente conhecidos e bastante influentes para torcer a lei de formas a manter tudo como está.

Alguém pode até nem gostar de caldo de cana (coisa que eu muito duvido), mas todos sabem que depois de passada pela moenda, da cana sobra apenas o bagaço que, por mais que se esprema, não dará mais caldo nenhum.

Podemos fazer essa analogia com os políticos.

Todos os que estão lá dentro, já deram o caldo que tinham que dar se é que já deram algum.

Portanto não há nenhuma razão para que permaneçam recebendo os rios de dinheiro que recebem, ocupando os espaços dos gabinetes e principalmente dos corredores do plenário quando há alguma transmissão pela TV para que suas carinhas “simpáticas” sejam vistas em seus redutos eleitorais.

Claro está que não será em apenas uma eleição que faremos a faxina moral que a política está a exigir, mas se não reelegermos ninguém já será um bom começo.

Talvez assim, sendo tirados das poltronas fofas do congresso e dos palácios, os “donos” do poder e dos partidos políticos entendam que já está na hora de deixar que novas lideranças assumam seu papel transformador da sociedade e que nós, meros mortais, estamos fartos do desserviço que eles prestam.