LOUCA VIAGEM

Foi lá pelos idos de 1980. Era a primeira vez que conseguia férias no BB Promissão em dezembro. Isto porque era comissionado e o substituto ganhava também o 13º salário quando me substituía e não fez nenhuma objeção.

Reunimos a família –casal e duas filhas, uma dez e outra de doze – pegamos a Brasília 79 e partimos para Salvador, viajando por etapas, dormindo em motéis e aproveitando para conhecer pontos turísticos do roteiro.

A primeira cidade foi Poços de Caldas, pernoitamos dois dias e partimos rumo a Ouro Preto. Nessa cidade, à frente da igreja, havia mercado de objetos usados. Um sino de bronze, bem antigo, despertou-me interesse. Era barato e o vendedor se comprometeu despachar para a minha residência. Passou meses e nada do sino chegar. Entrei em contato com colega do banco e expliquei a história. Ele retornou no dia seguinte, afirmando que o despachara pela Viação Itapemirim para a capital. Quando em São Paulo, semanas depois, procurei-o na agência próxima a rodoviária. Disseram-me que estava no depósito em Santa Izabel, cidade na via Dutra. Toca eu pegar taxi e buscá-lo.

Coloquei-o no rancho que possuía na Orla Dourada. Não sei o destino dele.

De Ouro Preto para Guarapari. Cidade praiana com areia monazítica. Seguimos em seguida para Ilhéus. Nessa cidade, face ao calor, só saíamos à noite.

Chegamos em Vitória da Conquista, visitando colega do BB que residia ali, apesar de ser gerente em Anagé, cidade pequena já à boca do sertão. O rio que atravessava Anagé estava com o leito seco. O pessoal cavava poço e na água barrenta, tomava banho. Visitamos a AABB de Vitória. A água da piscina estava tão esverdeada que não tivemos coragem de entrar nela.

Em Salvador ficamos uma semana, visitando todos os pontos turísticos, inclusive a Lagoa de Abaeté.

Olhando o itinerário de volta, deu um desânimo. A distância, as estradas desertas...

Procurei a concessionária da Brasília e ofereci-a por um preço bem razoável. Com o valor conseguido, gastamos a metade em passagens aéreas.

Viagem como essa, nunca mais.

Yoshikuni
Enviado por Yoshikuni em 05/01/2018
Código do texto: T6217870
Classificação de conteúdo: seguro