UMA NOVA VIDA

É mais um ano iniciando. Que alegria, tantos planos, tantas emoções, tanto de tudo. Começa aquela lista de proposições para 2018. Gastamos nossos neurônios imaginando como 365 dias podem mudar completamente nossas vidas. Ah que delícia, ano novo, vida nova. O que você quer de inovação na sua vida?

Se você acha que inovação é trabalhar mais, vá fundo. Porém, não esqueça que trabalhar vai muito além de se trancar no escritório e afogar-se em horas extras. Está certo, os questionadores de plantão já estão se perguntando: onde fica a necessidade de trabalhar? E a competitividade? E as novas regras trabalhistas? E os anos que faltam para a aposentadoria?

Muitos “Es” que às vezes nem nós mesmos sabemos as respostas. Mas podemos sim tentar respondê-los. Tentar.

Todos precisamos trabalhar. Faz parte, como dizia uma querida amiga que me faz uma falta imensa. Mais do que uma necessidade, temos a obrigação de produzir algo que nos deixe felizes. Quantas pessoas tem o privilégio de trabalhar naquilo que gostam? Se alguém tiver a resposta, diga-a urgente. Lembre-se: faltam dois dias para que nossa nova vida comece.

Agora, quem não conseguir fazer o que gosta, pode lançar mão da boa e velha válvula de escape. Pode ser através de um trabalho voluntário, ou mesmo aprendendo aquele ponto de tricô ou croché, que mais parece um emaranhado de linhas. É pouco para desopilar? Então leia um pouco mais. Com o preço que estão os livros? Ora, ler rapidamente a capa das revistas colocadas estrategicamente próximas aos caixas dos supermercados vale. Garanto que aquelas letras de todos os tamanhos e formas podem inspirá-lo a querer mudar algo.

E não é mudança o que você quer? Tire então da sua cabeça que você não tem vocação para se inserir no mundo tecnológico. Fuce o máximo possível no seu celular ou computador. É assim que tudo começa. Erra daqui, acerta dali e pronto. Um belo dia você pode se perguntar o porquê dos manuais e chegar à conclusão de que não têm tanta utilidade assim. Viu só? Surge uma nova forma de pensar.

Sempre terá alguém dizendo que toda e qualquer mudança dá muito trabalho. Dá sim. Ninguém disse que as coisas vêm de graça. Até para se conquistar um ano novinho em folha é bem trabalhoso. Não gosta de desafios? Deite-se em berço esplêndido e durma um sono bem profundo. Ao acordar, verá que este novo ano está igualzinho ao ano passado, aquele mesmo que você estava louco para ver pelas costas.

Só tem uma coisa que é certa: com vontade de mudar ou não, o ano novo vai chegar de qualquer jeito.