Meu cabelo é enrolado

Essa semana uma pessoa que eu não via a muito tempo me olhou e disse nossa nem te reconheci.

Conversamos um pouco e ela ressaltou, nossa que aconteceu com seu cabelo? Tá enrolado? Tá crespo?

eu respondi é tá sim, e ela retornou a me insistir porque meu cabelo estava enrolado?

É não sei mas de uns tempos pra cá depois de uns medicamentos meu cabelo mudou e começou a ficar enrolado.

Aí eu parei e pensei, nossa meu cabelo tá te incomodando tanto assim?

A resposta: não é que teu cabelo era tão lindo bem lisinho.

É era bem lisinho, mas eu também era mais magra, e era bem diferente do que sou hoje, assim como tu.

O tempo nos faz mudar e eu estou muito feliz com todas as minhas mudanças e aprendi a me aceitar e ser feliz comigo mesmo.

Mas na minha cabeça, eu pensei quantas mulheres não são olhadas com olhares de reprovação por conta dos seus lindos cachos, crespos, enrolados, olhados, loiros, rosa, roxo, ou vermelho.

Seremos julgados pela nossa cor? Nosso cabelo? Nossa raça?

Que barbárie.

Essa agressão não tem evidência física, mas deixa marcas irreversíveis na nossa alma.

Uma criança chamou meu filho de macaco, e eu fiquei profundamente triste, ver uma criança re´produzir a fala de um racista.

O racismo é uma violência bruta, que não foi suficiente os anos de escravidão.

Toda a violação que sofreram e perseguições e até o presente momento ainda muitos dos brancos de olhos claros se sentem melhores do que os outros.

Já pensou o que uma criança sente quando outra criança diz a ela, não quero brincar com você porque você é um preto feio e fedido.

O que sente uma criança ao ouvir seu cabelo é ruim.

Agora eu pergunto o que houve com a humanidade?

Onde foi que o homem se perdeu?

E se perdeu tanto que mesmo passado tanto tempo e tantas evoluções, continuamos em uma sociedade tão arcaica, tão ultrapassada, mas com o mesmo machismo e racismo de séculos atras.

Para esse ano eu queria ver menos racismo e mais humanismo.

O que vocês acham disso, será que existe mesmo esse racismo e esse machismo ou isso é só coisa da minha cabeça?

Daniela Appariz
Enviado por Daniela Appariz em 01/01/2018
Código do texto: T6214145
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.