Liquidez
Relacionamento é toda forma de interação ou conexão com alguém. A relação pode ser afetiva, profissional ou virtual. Antigamente o compromisso era verbal. Bastava uma palavra e o acordo estava selado. Depois houve a necessidade de amarrar as vontades e formalizar o processo. Só que essa garantia estendida com o passar do tempo, afetou até o casamento. As juras de amor eterno, dura menos que um divórcio. O mundo modernizou e o homem se reinventou na perspectiva dos sentimentos. Tudo é questão de momento. As promessas de compromisso não passam do pensamento. Parece que investir no relacionamento gera insegurança. Mas estar sozinho é pior ainda. Esse desejo de se relacionar sem apego é característica do homem sem vínculo. Sua conexão é estritamente por impulso, como se fosse um bem de consumo, instantâneo. Para ele não existe preconceito, desde que esteja plenamente satisfeito. O outro não passa de mercadoria ou se torna obsoleto. O que realmente importa é a rotatividade. A sociedade consumista mudou o comportamento humano para um lado mais insano. Com a globalização, a tecnologia aproximou mercados, diminuiu a distância e afastou as pessoas. Com o advento da internet as redes sociais se tornaram pontos de encontro. A relação flui num simples oi e termina com um clic. Ninguém é de ninguém. Não há o que falar em remorso. O homem sem qualidades não perdoa. Ainda bem, que os "banidos" desse mundo virtual e do mercado de consumo por impulsos seguem o rito normal. Que o amor não seja líquido, nem a relação virtual. Que tudo comece e termine não por impulso, mas de forma natural.