Mes amis(,)

Se querem de fato saber, já me peguei, por inúmeras vezes, no banheiro, a pensar n'alguns cronistas de viagem: Ou no coletivo, ou à espera deste, ou no quarto, a olhar o telhado, ou após o banho, achando que vai perder o emprego, atrasado, ou em carro próprio, sujeito a buracos na pista e a inegáveis desvios de retina ...ou mesmo a receber multas e a dar caronas indesejáveis e (in)devidas!

E eis aí o que nos faz seres sociais ( - Tecer crônicas?! É, também!): Segue o sujeito proseando, tagarelando, palestrando, chateando, Deus meu do Céu, o trajeto inteiro!! E nós o que fazemos?!

(Se tivermos seguro e ele, não; se estivermos de cinto e ele, não...) Atiramos o carro no primeiro poste? Ou medonha e murchamente rimos como se fosse tudo aquilo "A Piada" (querendo chorar em um dia daqueles)? Ou, no outro dia (desta vez, a rir de manso com os nossos botõezinhos), mudamos simplesmente o caminho?

O diacho é que me perco voluntariamente no que escrevo, parece!

Porém, já retorno às convenções, prometo!

.............................................................................................

Bom, o diacho também é que não dá para passar uns quinze dias de férias, arrastar um notebook e um aparelho de TV para o campo, escutar uns causos, ouvir uns pássaros, reparar nos dialetos, dormir cedo, acordar com as galinhas, e regressar com dois calhamaços!

No caso, duas mulheres mesmo!!

A não ser que fixe eternamente o olhar por sobre temáticas de amor, e amizade, e religião, e guerra, e sexo, e política, e futebol, e sacanagem... Ou seja, temáticas atualíssimas!!!

Pois a crônica é o que diz ( - O tempo já vem em seu nome:); um quase texto jornalístico, a apuração ou fotografia (parcial ou não) de um fato. ...Claro, afora a rixa literária ou esportiva de alguns!!

.............................................................................................

Agora, sim, de volta às convenções da cidade, ainda com ares muy campesinos...

Certa vez, a rever em mim uma das poucas minisséries que me tatuaram, ouvi o Doutor Carlos da Maia me dizer: " - São convenções sociais, meu caro! Convenções sociais!".

Mas o que é isso mesmo?! Engolir sapos, tomar tapinha nas costas de um colega de trabalho que nos quer ver justamente pelas costas, aturar um pseudo-piadista, um parente ou político e(m) festas que são praticamente velórios, etc.

Só não sabia que se aplicava essa medida quanto a algumas amizades, ouvi por aí(..).

Tudo bem! Vá lá! Queimar aos poucos (vampirescamente), por exemplo, em uma igreja católica não me deixou, até agora, branco nem manco, enfim... Abrem-se exceções!

Mas sou rasgado! Se disser "não" para o convite é porque sei que vou assobiar lá dentro e rir de alguns ditos considerados sagrados...

N'outras ocasiões, porém, contém-se o rapaz!

Mas cuspo também que está uma porcaria, se fez merda e me pergunta, uma centena de vezes, o que achei! Assim como dou ouvidos, e abraço, e apoio, e críticas de Entusiasmo!!

Porém, também se mal estiver o amigo (da pergunta, uma centena de vezes, repetida), eu me calo (ou finjo dor de cabeça na cama da vida).

Mas se, daqui a uns dias, eu o vejo melhor e sem deixar de mão a pergunta, não dá outra: É quase empalar o indivíduo e passar a mão depois!

Nossa! Não fosse a mordaz poesia, Freud explicar-se-ía...

Pois afinal, para que servem os amigos?! Ora, ombros e críticas!! Afora algumas farr(p)as obviamente...

E as convenções? Bem, as convenções passem de automóveis, bondes ou dirigíveis!

E apertemos todos, qual bons compadres, as mãos, e sejamos amigos.

a 28/02/07