BUSCANDO A SOLIDÃO

Quando não tô legal e quero me recompor busco, as sombras ou lugares desertos e o mais chato é que sempre tem alguém nesses lugares. Nas sombras, tem o leão que não faz outra coisa a não ser espreitar. Nos desertos têm caravanas, filósofos eremitas, vozes pedindo para pular e escolher esse ou aquele poder, essa ou aquela riqueza, e um monte de gente jejuando. Fundos de mares e fossas abissais, por sua vez, não oferecem auxílio para quem quer por seus pensamentos e emoções no lugar. Eles estão cheios de peixinhos procurando o pai. Nautilus passam roncando os escapamentos, tirando um racha com um tal de Cousteau e mais quatro caras em um submarino amarelo. Uma bosta! Não basta ter problemas, tem que, ainda, enfrentar a super lotação dos lugares ermos. Embaixo de pontes, descampados, lagos na montanha, tudo cheio! Fugir para as calotas polares, é um erro comum. Não vá para esses lugares se não quiser encontrar o urso da bússola de ouro, o pinguim dançarino, o urso Matracatrica e a foca Fofoquinha e o porre daqueles trenós cheios de guizo do Velho Claus bebendo e duelando no arroto com o urso da Coca-Cola.

Irrita...

Grito para que parem o mundo que eu quero descer. Vou pro deserto da Lua. Mas nem lá, há paz. O pessoal da NASA está lá, deixando pegadas e tirando fotografias do Biquini Cavadão que tinha, justamente, fugido de casa e do barulho da rua.

Ir "para o alto e avante" ou ir "até onde ninguém jamais foi" é uma ideia furada. Na imensidão do espaço róla tiroteio. Feizer perdido, disparos traçantes. Caças e naves-mães de uma infinidades de séries da TV, estão na ativa, fazendo firula, explodindo em bolas de fogo o inimigo e a tranquilidade, enquanto o Chubaca fica gritando: Ahnnnn!

Dia desses, estava tricotando coisas da vida com um motorista de linha. Em certo momento, parando o ônibus apinhado de gente, ele com ar filosófico, expressa: "A que ponto chegamos?" Não soube responder. E desci alí mesmo. Enquanto caminhava, concluí que chegamos ao fundo do poço.

Legal!

É pra lá que eu vou: O fundo do poço. Quem sabe. Sou moço e tudo posso naquele poço.

É claro que não basta sofrer. Tem que ser corintiano! No fundo, no fundo achei que tinha algo errado. Tinha mesmo. Acabo de saber que lá, bem no fundo do poço há uma Samara Morgan.

Ô Samara. Tem dó né! Dá linha Samara! O fundo do poço é só meu.