Brilho de Outras Festas
 
As  “Festas” aqui se referem ao tempo em que se dizia “Réveillon”, “Champagne”, “débuter” e tantos outros estrangeirismos que eram próprios de uma época chamada Anos Dourados. Ray Conniff,Frank Sinatra  , Edith Piaf davam o tom das festas.
 
Tudo era “Trè Chic”!
 
Coisas de um período elitista, pedante e  excludente! O beletrimo se impunha nas terras tupiniquins metida à Européia e Estadunidense.
 
Havia um “brilho” nestas passagens de ano, no champanha e nas festas de debutantes elitistas.
 
Há um brilho hoje também com os saudosistas tendo que se contentar com os espetáculos tradicionais daquele a que chamam de “Rei”. Outros preferem cantores mais politizados. E ambos os grupos criticam “o som” e os requebros daqueles que tentam se incluir nesta sociedade onde a cultura foi capitalizada.
 
Capitalizaram inclusive a figura mediavalesca de São Nicolau. Substituiram os santos e mitos cristãos pelo rochonchudo Papai Noel.
 
Nos anos dourados, nos dias  que antecediam o Natal, as crianças saiam em polvorosas à busca de Papai Noel: senhores que se vestiam como a figura folclórica. Tinham esperança de ganhar algum presente. E no dia de Natal, quando amanhecia, a criançada saia à rua para mostrar seus brinquedos: bonecas, “carrinhos”, bolas. A meninada, filhos dos mais abastados, esnobavam seus fliperamas e suas bonecas da marca Estrela. Os filhos dos remediados, como se dizia, ganhavam seus carrinhos, bolas e bonecas de plástico. Tudo,  ou quase, da marca FLEX-A Carioca.  Houve época em que os bonecos eram de papelão:  uma coisa medonha de feia e rústica. E os despossuídos criavam seus brinquedos: bolas de meias velhas, animaizinhos de batata ou xuxu com palitos de fósforos.
 
Neste ano do novo milênio, na manhã natalina, alguns carros ensaiaram uma passeata com o Papai Noel indo à frente encima de um caminhão. Businavam, Papai Noel convocava a todos com o seu Ho-ho-ho... no bairro todos ainda dormiam curando a ressaca da ceia  anterior. Na esquina pararam. Alguns adultos chegavam à porta de suas casas com caras amarrotadas. Foi quando do alto de seu veículo o Papai Noel avisou para ver se animava a criançada, que certamente ainda dormia:
 
- Eu vou jogar balas e doces para vocês, heim?!
 
E nada da criançada despertar. Uma ou outra criança sonolenta é que se aproximou da minúscula carreata.
Os carros businavam, Papai Noel tentava animar a vizinhança com suas interjeições natalinas, com sua grila de balas... E nada de festas. Desanimada e chocha a carreata seguiu decepcionada.
E nós admoestamos (quanta petulância aqui!) ao Papai Noel:
- Querido Velhinho, os tempos são outros! A criançada agora quer é celular e eletrônicos – até os mais carentes. Nada mais de plástico, papelão, pilhas ou balas... E é por isto que ainda dormem: a noitada deve ter ido até de madrugada com seus brinquedinhos virtuais e solitários enquanto seus pais se empaturravam na ceia.
 
Leonardo Lisbôa,
Barbacena, 25/12/2017
 
 
_ POETAR_
https://www.facebook.com/PoetarPoesiaArte/
http://www.leonardolisboa.recantodasletras.com.br/
#poetarfacebook      #leonardolisboarecantodasletras
 
 
 
ESCREVA PARA O AUTOR:     
conversandocomoautor@gmail.com
 
Leonardo Lisbôa
Enviado por Leonardo Lisbôa em 29/12/2017
Reeditado em 29/12/2017
Código do texto: T6211525
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.