COISAS ABSURDAS.
Surpreendente mundo com suas muitas coisas absurdas; não era para ser dessa forma, é muito estranho ver que este mundo só mudou para esquisitice, e o que mais impressiona é a forma que a estranheza foi entendida e interpretada; para muitos o estranho tornou-se algo normal e indispensável.
Se fosse possível voltar no tempo, se de repente fosse construído uma máquina do tempo e com ela viajássemos cinquenta anos atrás; eu escolheria visitar o meu falecido avô, e relataria para ele todas as coisas absurdas que estariam por vir, certamente que de
primeiro momento, além de não dar crédito a
nada do que eu o falasse, ele me consideraria um forte candidato ao manicômio, embora as absurdidades da minha época tivessem seu princípio naqueles dias.
De uma forma sutil e quase imperceptível, tudo teve o seu inicio debaixo dos olhos deles sem que eles percebessem, acredito que pelo fato de não terem televisão e nem internet, muitas informações passavam despercebidas, vivemos na era da velocidade digital, computadores modernos e outras mídias que coloca o mundo dentro da nossa casa, o máximo de informação que meu avô tinha vinha de um velho rádio a pilha, usado com
exclusividade para assistir seus jogos.
Mas a estranheza estava lá, escondida nas entrelinhas do imperceptível, quase camufladas; mas estavam lá se preparando para um grandioso futuro. Lembro-me do meu tio avô com as orelhas coladas no velho rádio de pilha, ouvindo atento o seu time jogar, saudoso tio Luiz, Lembro-me das várias vezes que o vi enfurecido quando o seu time perdia o jogo, ele era o tipo amável de pessoa, morava em uma fazenda e raramente ia à cidade, só em tempos de eleição, mesmo assim forçadamente.
Agora imaginem; se ele que presenciou alguns absurdos dessa era, quase não cria e muitas das vezes não aceitava algumas delas, o que dizer então do pai dele, meu bisavô, qual fantástica e até fantasmagórica se lhe mostrássemos um televisor de última geração, no mínimo ele diria; “Isso é coisa do demônio menino.”.
O nosso planeta está em constantes mudanças, rápidas mudanças, muito mais do que podemos imaginar, a nossa economia raquítica e cheia de falhas, impede o nosso país de crescer, e isso tem um impacto direto em nossas vidas. Vejam que em países de primeiro mundo a tecnologia está a anos luz da nossa, de forma que nos espantamos com as coisas que aparecem por lá, causando em nós estranheza, mas que para eles é coisa mais normal do mundo.
Agora retornemos ao ponto inicial dessa crônica, considerando que não é preciso ir ao passado e nem ao futuro para ficar espantado com as coisas que vemos, imaginem se o meu avô na sua adolescência recebesse uma visita minha, um viajante do futuro que lhe mostraria os absurdos que ainda aconteceria certo é que ele ficaria pasmado sem acreditar no que o homem faria a sua própria espécie.
Eu posso então dizer que toda a minha imaginação do absurdo em relação ao meu futuro, não só é perfeitamente possível como também é ainda muito pequeno perto do que está por vir, o absurdo de amanhã nasceu hoje, e nós nem percebemos o seu choro, não sei se estarei vivo para ver, mas espero que pelo menos essa crônica sobreviva ao tempo, para que as pessoas do futuro saibam que aqui no passado o futuro já era uma realidade na mente deste cronista.