Conhece-te a ti mesmo
Essa frase está mencionada em Delfos na Grécia, conhece-te a ti mesmo.
O oráculo de Delfos proclamou Sócrates o homem mais sábio na Grécia, ao que Sócrates respondeu que, se assim era, isso devia-se a ser o único que estava ciente da sua própria ignorância.
O significado de conhece-te a ti mesmo em latim "Nosce Ipsum" ou "Temet Nosce" já foi tema de muitas discussões filosóficas por todo o mundo.
Conhecer a si mesmo é talvez um dos maiores desafios do homem pela sua simplicidade. Aprendemos a nos conhecer observando o nosso próximo, aliás, conhecendo e observando aquilo que entendemos como defeitos do nosso próximo, estamos verificando e criticando a nós mesmos.
Muitas declarações que ouvimos das pessoas, como: Casei para sair de casa porque não suportava mais minha mãe, meu pai, meus irmãos, e casei-me com todos eles.
Isso é enigmático e mostra que o que nos atrai nos nossos semelhantes, sejam eles desconhecidos ou aparentados, é a nós mesmos, qualidades, talentos e defeitos.
Há em cada um de nós uma marca colocada ali pelo criador que é descrita como "imagem e semelhança" que assim fomos feitos. Há uma sabedoria encravada em nosso DNA que nos dirige e nos identifica com nossos semelhantes, dos mais inteligentes, aos desajustados e loucos, de onde se cunhou a frase "De louco todo mundo tem um pouco".
Talvez, conhecer-se a si mesmo, seja observar, aceitar e respeitar o nosso semelhante e amá-lo para que a nossa vida seja vivida dentro dos planos de quem nos fez a sua imagem e semelhança, pois é dito que o amor de Deus é incondicional e o fato de nós, seus filhos impormos condições para amar, seja uma das partes do conhecer-se a si mesmo, que temos lutado para extirpar de nós. Não há como, pois somos indivisíveis e únicos, pois ele disse Façamos o homem a nossa imagem e semelhança.
Que o amor que você sente seja incondicional como o de nosso pai, conhece-te a ti mesmo.