Sentimento de Culpa

Vi hoje uma pesquisa de que 55% dos brasileiros se sentem culpados com a corrupção no Brasil, do Instituto Ipsos.

O brasileiro votou errado? Por isso se sente culpado?

Os culpados são os corruptos, duas vezes culpados, quando mentiram para receber o voto e não fizeram jus a confiança do eleitor e quando roubaram o dinheiro do erário que foram incumbidos de administrar.

Os únicos culpados são os corruptos que teóricamente deveriam ter caráter ilibado para serem candidatos. As pessoas votam em candidatos que tem a obrigação de ter caráter ililbado. Isso é uma das exigências para ser candidato.

O povo brasileiro não tem culpa nenhuma, pois além de receberem o voto, os políticos votam em leis e regras que favorecem a si próprios e ao mesmo tempo, nomeiam Juízes para os quais concedem benefícios que ninguém mais tem. Em contra partida, se condenados por corrupção, são colocados em liberdade pela instância máxima da justiça. O STF.

A pesquisa existe e obteve um resultado que não corresponde a verdade, mas a baixa estima implantada na mente dos cidadãos. As Leis de ficha limpa deveriam permitir somente candidatos de natureza e caráter ilibado.

A culpa é dos próprios políticos que legislam em causa própria.