O que é o Natal?

Já estamos no mês de dezembro, como o ano passou rápido! A iluminação típica em algumas casas e prédios denuncia a proximidade da comemoração natalina, provavelmente uma comemoração como tantas outras vezes já presenciei. E, mais uma vez, volto a me perguntar: o que realmente é comemorando? O que é esse “natal” que tantos comemoram?

Então vejamos, o dicionário define natal como nascimento. Quando se refere ao nascimento de Cristo, o natal é escrito com N maiúsculo.

Aí está a diferença, “a sutil diferença!” O natal que vi a maioria comemorarem em vários outros anos, não foi o nascimento do Cristo, não foi mesmo. Foi qualquer outra coisa, menos a festa de aniversário de Jesus de Nazaré, o Cristo. Foi mais um natal com letra n minúscula, bem minúscula.

Provavelmente teremos mais uma comemoração recheada de: “feliz natal pra você!”. É apenas uma saudação “natalinesca”, muitas vezes desprovida de alma e de sentimento. Muitas vezes saúda-se alguém dessa forma sem saber o verdadeiro sentido do Natal.

Muitos comemoram a abençoada data com grandes festas, pomposas ceias com trocas de presentes em volta da réplica de uma arvore toda enfeitada. Mas não estou me referindo apenas à nossa cidade Santa Inês, isso acontece em várias partes do mundo cristão. São eventos cobertos de enfeites, luzes coloridas, “papai noel”, e tantas outras quinquilharias brilhantes. Muitos presentes, muita música, muita bebida alcoólica, tem de tudo, mas falta algo, geralmente falta o mais importante. Falta convidar para a festa, o aniversariante, Jesus Cristo.

O engraçado é que ninguém esquece o tal “papai noel” este é sempre lembrado, principalmente pelas crianças. Um ser de pele rosada, pelos brancos, inchado, coberto com um traje de frio de cores vermelha e branca, enlaçado com cinto preto e calçado com botas dessa mesma cor, com um grande saco de “presentes” na corcunda, disposto em um trenó puxado por renas voadoras. Disso todo mundo se lembra!

Ora, se o papai noel serve para simbolizar aqueles que entregaram presentes ao Menino Jesus logo após seu nascimento, então deveria ser uma pessoa fantasiada de rei a entregar o presente e não papai noel. De preferência três Reis Magos, assim cada criança ganharia três presentes em vez de um só!

Mas o significado do Natal? Poucos lembram! As pessoas não querem questionar essa situação, apenas beber, comer, “encher a cara”, dar e receber presentes, ir dormir, acordar de ressaca, reclamar da festa e pensar na do dia 31 de dezembro. Mais cachaça! “OOOOBA!”

Outra coisa que não se questiona é porque o “natal” é comemorado em 25 de dezembro, no ultimo mês do ano. Ora, se nosso calendário é em função de Jesus Cristo, o Natal não deveria ser comemorado dia 1º de janeiro? Quer dizer que Jesus Cristo comemora seu aniversário 11 meses e 25 dias depois de seu nascimento? ou uma semana antes de ter nascido?

Há duas versões para essa data: a primeira é que em uma determinada época, objetivando-se catequizar um povo pagão, foi acordado que a festa de nascimento de Jesus Cristo(Deus cristão), seria comemorada na mesma data de nascimento do deus pagão daquele povo. Assim o povo “aceitou” ser cristianizado; a segunda versão, é que em uma época em que o povo cristão era muito perseguido e morto, para que não fossem descobertos e castigados por serem cristãos, passaram a comemorar o nascimento do Salvador, em 25 de dezembro, a data da festa do deus dos perseguidores, assim o povo cristão passava despercebido.

Seja qual for a versão verdadeira, se é que alguma delas o é, o que importa realmente é o verdadeiro significado do Natal: nascimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, que deve ser comemorado junto de familiares e amigos, onde deve ser exaltado o aniversariante, O Salvador do mundo.

Então, pra você o que é o Natal?

ADRIANO CANTANHÊDE
Enviado por ADRIANO CANTANHÊDE em 20/12/2017
Código do texto: T6203818
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.