No sense

Sem nenhum trocadilho, “fícus” muito irritado com nomes científicos, já imaginaram que o seu vira-lata Pulha aparece na enciclopédia científica como um ATERRIUS SANITARIUM TOMBARE, com certeza ele perderia assim 90% do charme popular, e natural que ele carrega... no sense.

Não se deixe impressionar pela simplicidade das coisas, a Tiririca, que assola canteiros e campos, como se em blasfêmia, é chamada, em nobre arte, de Cyperus Rotundus, deve ser por isso que o latim é uma língua morta.

Quando você procura por um médico novo, e ele lhe pergunta: -Quais são os remédios que o senhor toma regularmente? O constrangimento é fatal, deveria ser obrigatório todo, e qualquer medicamento, ser identificado por LATINHA, LONG NECK, ou LOIRINHA, ninguém há de se esquecer que toma uma Latinha, ou uma Loirinha, nem mesmo uma Long Neck, ainda que essa carregue uma identificação importada.

A fauna e a botânica são pródigas em blasfemar, ou ofender as normas populares e coloquiais,e não foi diferente com a ACEROLA, pois é, é MALPIGHIA EMARGINATA, ninguém, em sã consciência, tomaria um suco de Malpighia para matar a sede, quando na realidade é riquíssimo em vitamina C,e muito saboroso.

Procurei um pomar e adquiri uma muda de acerola, e ela ocupou meu melhor vaso, e melhor espaço na minha varanda, não tenho pomar nem mesmo quintal em casa, mas dei à muda um lugar de destaque, como ela merece.

O tempo passou, como tudo passa, até a uva passa, e a Malpighia não dava frutos, todas as Malpighias da vizinhança davam frutos, menos a minha. Consultei advogados, doutores juristas, e nenhum conseguia ver um remédio legal para processar o vendedor de mudas que me forneceu aquela mentira, um falsário, uma fraude no comércio botânico... meus argumentos não convenceram nenhum dos paladinos da lei, tive de aceitar aquele belo, e estéril arbusto em minha varanda.

Organizei um churrasco em minha casa, e um amigo, morador em um sítio próximo, compareceu, e ficou encantado com aquele belo e frondoso FICUS BENJAMINA, que ocupava lugar nobre, decorando o meu endereço.

A princípio fiquei irritado com a revelação, e sem ofender a nenhum dos convidados, não proferi nenhum palavrão, tentava me acalmar com a beleza daquele arbusto, me sentindo um idiota por ter comprado um FICUS BENJAMINA (Ficus) , quando, na realidade, pretendia uma MALPIGHIA EMARGINATA (ACEROLA)

Vai ficar eternamente marcado em minha memória, que com Ficus não se faz suco de Acerola, ou qualquer outro suco.

Estou pensando em dar um nome ao arbusto- Nove de Janeiro (dia do Fico)

Não "Ficus" grato

Roberto Chaim

Roberto Chaim
Enviado por Roberto Chaim em 20/12/2017
Reeditado em 23/03/2018
Código do texto: T6203762
Classificação de conteúdo: seguro