Maquiavélico

Nicolau Maquiavel, italiano de Florença, Florença, foi um historiador, poeta, diplomata e músico. É reconhecido como fundador do pensamento e da ciência política moderna, pelo fato de ter escrito sobre o Estado e o governo como realmente são e não como deveriam ser.

O "Príncipe" é provavelmente o livro mais conhecido de Maquiavel e também o livro "A arte da guerra".

O adjetivo maquiavélico, criado a partir do seu nome, significa esperteza, astúcia, aleivosia, maldade.

Maquiavel defende a ideia de que um bom Estado depende de um bom governante, e para que ele seja bom, deveria possuir boas virtudes. Para ele, são características relevantes de um bom príncipe, ser bondoso, caridoso, religioso e ter moral.

No nosso STF tem um juiz maquiavélico que de alguma forma dividiu para conquistar e sem dúvida tem informações que comprometem os demais, pois caso contrário não faria o que está fazendo.

Ele age como um tirano e não teme o que está fazendo pois tem os seus pares no cabresto, desviar dinheiro público lhe parece normal e faz questão de afrontar a ética e a moral como se não existissem, tipico de tiranos maquiavélicos (sem querer ofender Nicolau Maquiavel).

Certamente, ele colherá a sua própria destruição, pois nada ficará encoberto diante dessas atitudes ditatoriais e escancaradas que ele está fazendo.

A redenção do povo brasileiro está próxima, o sentimento de vingança será saciado e embarcaremos numa era de prosperidade.