HÁBITO DE LER

Aproveitando esse vazio de inspiração que acontece com a maioria dos que, como eu, escrevem por distração, sem a responsabilidade de escrever diariamente como os profissionais da imprensa, li mais quatro livros, porque afinal, é lendo que se aprende a escrever e, no meu caso, esse aprendizado se torna mais evidente a cada dia.

Como de costume, ao fim de cada leitura, faço um comentário para que os colegas recantistas e os facecoleguinhas também leiam para comentarmos sobre os autores e as suas obras.

O primeiro deles dispensa quaisquer comentários, por tratar-se de Machado de Assis, genial cronista da sociedade carioca do seu período em contos de rara beleza e primorosa escrita.

- COLEÇÃO CLASSICOS DA LITERATURA – Machado de Assis – CONTOS (Texto Integral) Ciranda Cultural e Distribuidora Ltda. S. Paulo/ 2007 (64 páginas)

- POR DENTRO DE NÓS - organizado por Flávia Duduch. Capinas, SP: Rouxinol Editora, 2017 (157 páginas)

Trata-se de coletânea de contos românticos de jovens autores ainda fascinados pela ideia de publicar em papel. Bons textos em primorosa edição.

- DE FRANCISCO DE ASSIS PARA VOCÊ – Humberto Leite de Araújo, Rio de Janeiro/RJ – Editora Aliança da Fraternidade, 1983 - 9ª Edição (324 páginas)

Trata-se de versão romanceada, sob a óptica Kardecista, das lendas mirabolantes sobre o santo católico, seus exemplos de vida e “milagres”.

- O GENE EGOÍSTA – Richard Dawkins, Companhia das Letras (Editora Schwarcz S.A), São Paulo/SP – 13ª reimpressão 2017 (544 páginas)

Trata-se de estudo sobre o comportamento dos componentes do código genético de todos os seres vivos, suas interações (antagônicas ou complementares) e das estratégias evolutivas para perpetuação das espécies. Como os demais livros do autor, não se recomenda para religiosos, principalmente, criacionistas por colocar em xeque-mate as “verdades dos textos sagrados”. Apesar de brilhante, o autor peca por voltar várias vezes às mesmas afirmações.

Se fossem tiradas as repetições, acredito que o livro não passaria de 300 páginas, mas como se trata de assunto eletrizante o prazer da leitura é maior do que o incômodo da repetição.

Boa leitura a todos.