NATAL: DO TRADICIONAL AO MODERNO

Sparkline 45893

Terça-feira, 19 de Dezembro de 2017

Nesses tempos atuais, ditos modernos, o Natal já não possui a mesma representatividade de décadas passadas. As famílias já agem de outras formas, diferentemente do que se fazia naqueles tempos. Até porque foram criados outros tipos de famílias. E assim se explica e se entende essas mudanças nas comemorações do Natal.

Mesmo que algumas pessoas insistam em afirmar que o Natal é uma festa pagã, é claro que nos atuais dias isto causará controvérsias em muitos, porque o Cristianismo absorveu tal efeméride, a ponto de mobilizar bilhões de pessoas no mundo, e até mesmo quem não é cristão, e muito menos possua alguma religião.

Também há muitas controvérsias sobre esse período do ano, porque muitas pessoas o veem como puro consumismo mercantil. E a Coca-Cola leva a fama maior. Mas, a bem da verdade, é uma época contagiante no que tange à emoção. E poucas são as pessoas que não se deixam levar por essa propriedade.

Do que sei a respeito, diria que tal efeméride é voltada para o lado fraterno das pessoas. E bom seria que todos nós nos limitássemos a isso. Mas não é assim que acontece. Há muita exploração por parte de alguns, principalmente no que toca a iludir a outros, passando sensações e impressões que não sentem. É tudo coisa de fachada.

O chato dessa situação é que se comemora o Natal de forma muito desproporcional, porque há poucos com muito e vice-versa, daí o desequilíbrio que se forma no mundo, fazendo outros até desistirem dessa comemoração. Mas desde que o mundo existe, sempre foi assim. E não há para onde correr.

Então, cabe um esforço numa nova adaptação aos tempos atuais. E é importante, por exemplo, quem pode manter a tradição do Natal no formato antigo, que o faça. Porque é imperioso, digamos, manter a tradição. E esse fator, nessa modernidade, já não está sendo preservado. Já não se dá nenhuma importância às tradições.

Felizmente, ou não?, a era moderna, da virtualidade, conseguirá preservá-las. E através dos milhões de sites na rede mundial, sempre se poderá assistir às coisas do passado. Pelo menos isso.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 19/12/2017
Código do texto: T6202722
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.