A RENOVAÇÃO DO MENINO JESUS.

Jesus de Nazaré, faça-me de granito para não entender e muito menos absorver, retendo, sistemas e engenhos com os quais eu não possa aprender, e não me façam crescer.

Faça-me interpretar para recusar, o que não for de proveito recepcionar.

Faça-me compreender em abundância para falar, de graças me dotar para o mal afastar.

Faça-me reto no início, correto na progressão, sagaz na conclusão, para poder ensinar.

Faça de mim Senhor, um pouco da Luz do Cristo Ungido, que foi homem como nós.

Celso F. Panza

Nada mais do que se faz significa nós mesmos. Somos verdade ou mentira pelo que fazemos, vivemos, ensinamos, compartilhamos, produzimos, realizamos, escrevemos, projetamos. É a reportagem de nossas vidas, fatos, nós e nossos fatos, vida milagrosamente percorrida e contada com a amplitude da velocidade da comunicação atual.

Que haja o voo da renovação sempre, o que faço a cada dia que acordo, todos devemos fazer, como a natalidade que renova a cada ano o Menino Jesus e sua magnífica chegada. Somos renovação permanente. Precisamos ser, passantes de uma viagem extraordinária.

A data na qual se festejava Mitra, Deus persa da Luz, sacralizou a oficialidade do cristianismo.

Neste dia que ocorrerá no próximo domingo, foi proclamado pelo Imperador Constantino o Cristianismo como crença oficial de Roma

Como no Natal de hoje, na festa do deus Mitra, se trocavam presentes e sentavam-se à mesa para comemorar a festa da luz familiares e amigos.

Coincidentemente celebrava-se a luz.

Desde então de forma singular e única, a partir da Roma Imperial, a mesma que o martirizou, Cristo passou a iluminar o mundo marcando e conceituando todas as convenções pelos princípios por Ele ensinados.

Todos somos missionários de nossa jornada, viemos cumprir um destino, sermos o que somos, cada qual com sua repercussão sob a sombra da Cruz e da luz de Cristo, sem desvios mundanos, assim professado, distante da pretensão e da dissipação que convoca os fracos aniquilando os caídos.

Vivemos em diversionismo de energia como imãs em oposição sustentados no espaço físico como nos trouxe o conhecimento da energia quântica. Somos a energia que move fatos.

Estamos lacrados de uma vontade desconhecida que nos invade, de outra ordem, porém forte e presente, sentida e latente. Nascemos a cada dia impregnados pela Lei Moral do Cristo que rogamos e nos chega. Seremos seu intérprete até nosso alcance possível, podendo, sem apanágios de dogmas que encarceram e ritos que sufocam, escorados puramente na liberdade da consciência responsável.

Se nada foi aprendido pela reduzida apreensão que limita os humanos, penitência exara-se. Se há uma visão desaprendida, despercebida, mais mérito didático suplica-se ao Senhor para possibilitar nascer renovadamente em crescimento a cada ano, em novos dias, com alegria e somado entendimento que possa auxiliar, gerador da compreensão banhada de serenidade que tanto falta a quase todos, para que se difunda em círculos concêntricos desde o nascer de Jesus até margens da sabedoria ancorada.

Um dos maiores juristas que esse país já viu e poucos conhecem, em sala de aula disse que o tema seria civismo. Referiu que a base de tudo é o saber. O saber pode te levar ao ter. O saber pode te levar ao poder. Não é desejável que o ter leve ao poder. Mas é inadmissível que o poder te leve ao ter.

Nada mais atualíssimo pelo que vive o mundo.

Há um ponto nevrálgico, intransponível, saber o que podemos saber, ninguém vai além do que pode. É o mundo das conveniências presidido pela compreensão intensa e espaçosa para muitos, restrita para a maioria. O respeito como gênero perdeu unanimidade. Submergiu no desrespeito. Mas é preciso saber integralmente sobre a luz desse nascimento. Absorvê-lo como universalidade.

Quem nos trouxe para a vida? Quem nos levará a algum lugar depois da vida com a chegada da morte do corpo? Ou não seremos levados para nada? A indagação continua e continuará interminável enquanto a Terra existir. O nada, somos nós agora. Alguns compreendem, poucos entendem.

Essa borbulha de oxigênio que é a vida terrena traz uma certeza para alguns ascensionados, mas definida. Existe algo mais, etéreo e volátil, mas existe, o espirito, e por essa mesma condição, como o pensamento e a alma, flui sem corpo.

A humanidade caminha insegura sobre intermináveis e discutidos fundamentos. Nada lhe traz paz. A dúvida caminha para o esclarecimento tanto quanto o respeito. Este é uma das chaves da vida em sociedade.

É uma grande indagação a razão da passagem do Cristo. Por que nasceu? Por que morreu da forma conhecida?

Não houvesse a morte cruel de Jesus de Nazaré haveria Cristianismo?

Há uma cadeia que se explica motivadora das crenças cristãs, todas.

Excluam-se as colocadas como fonte de mentiras, promessas de dinheiro arrecadando dinheiro, acenos de prosperidades e fortunas que

Cristo não prometeu nem ensinou, ao contrário.

Se alastra a barbárie no coletivo começando no desrespeito “vis a vis”, pessoal, aos idosos e às crianças.

A fé aos princípios do Cristo caminham caminhos não caminhados por Ele. É visível. Está em todos os lugares.

Olhe os prazeres como vão, não como vêm. O inevitável não se evita. A moratória de prazeres eleitos é rigorosa.

Muitos prazeres irão te esmagar, são impagáveis. Adorar deuses “bezerros de ouro”, em pódios iconográficos por tolos erigidos, sublimando vontades, trazem extenso resgate.

Mais devastador pretender ter o que os outros têm, invejar o que os outros sabem, seus acervos todos, acumulados por razões fundamentais, materiais e espirituais, e que na realidade são nada. A matéria se esvai e se transforma, o espírito, a alma, é de difícil explicação.

A maior dívida de respeito é com nosso interior.

Qual a visão clara de sua realidade? Ela, sua vontade, está a demandar o que você não pode fazer ou está plenamente realizada? Meça com verdade essa pergunta e não fuja à verdadeira resposta? Será que existirá autenticidade cristã no que surgir? Não minta, seja benevolente com você. Não seja sempre infeliz nem faça os outros infelizes. Renove com Jesus de Nazaré.

Seja generoso em amplitude com você, não minta de forma alguma agora, não espanque e dilacere sua realidade, sua verdadeira verdade, o retorno será benefício e privilégio que você até agora não se concedeu e recusa conhecer.

O que vive te conforta, falta alguma coisa?

Doe o mínimo a você mesmo, a verdade. Ninguém será feliz se não doa o mínimo, e a verdade é para que não se viva sob mentira.

Saiba distinguir o que é importante do desimportante.

Os vitimados pelo desamor carregam feridas abertas visíveis e assim vivem, desavindos. Não são culpados.

Poucas pessoas estão preparadas para viver o amor verdadeiro, que não espera retorno, e o confundem.

Não há freio para o coração, as estrelas não são vistas só pelos olhos, mas pela alma, é como o perfume da flor que exala não só o aroma do pólen levado pelas borboletas que se amam nos leito dos ventos, mas tece a sedução pelo perfume que invade todos os espaços e cativa.

Que o dia da festa da luz, Natal do Menino Jesus, luz máxima da humanidade, assim conhecida, possibilitada a data historicamente e coincidentemente pela luz de Mitra, possa renovar a cada dia para todos nós, nossa maior compreensão e nosso amor.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 17/12/2017
Reeditado em 17/12/2017
Código do texto: T6201159
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.