O COTIDIANO E LEMBRANÇAS III... 8h37min.

Apesar de alguns problemas pessoais, que vinham se agravando nos últimos tempos, - alcoolismo * – quando nosso avô estava sóbrio, era uma pessoa muito carinhosa, sempre contando suas histórias, principalmente antes de dormirmos. Relembrava sua vida de tropeiro, isto é, a compra e o transporte da tropa gado, para revenda, isto foi lhe dando certo ganho, que com o tempo passou a investir em outras atividades...

Mas, vamos primeiramente as histórias que ele contava; em certa viaje, após pernoitarem, um café foi feito, tomaram, juntaram os pertences e retornaram a viajem, conduzindo a tropa de gado...

Quando notou a não presença de seu cão de estimação, ficou pensativo, mas não demorou muito ele apareceu, para sua surpresa carregava o seu revolver na boca, que ele havia esquecido, ao juntar sua bagagem.

Havia também outras histórias, mas uma delas é que ficou mais gravada em nossas lembranças, “a festa no céu”. Vários pássaros e animais estavam eufóricos, pois foram “convidados” para uma “festa no céu”. As aves de maior porte davam “carona”, aos que não podiam voar, dentre eles estava o macaco, muito bem quisto, pois além de “cantar” tocava violão, seria ele então o animador da “festa”...

O sapo também queria ir, mas não era figura bem quista entre eles, foi então que teve a idéia de se esconder dentro do vilão do macaco. Lá tudo deu certo, porém, na volta é que deu o “problema”, em pleno vôo de regresso, acabou caindo do violão, em vôo rasante, ao cair vinha gritando, saia de baixo “pedra”, senão eu te “arrebento”...

Chegou a acumular alguns bens, chegando a ter três taxis, um ônibus, que fazia uma linha regular entre duas cidades, agora na cidade de Blumenau, onde residia. Além da casa que morava, chegou a adquirir uma excelente área de terra para plantação de arroz.

Com esta melhoria financeira, dava até condições de criar a família, com relativo conforto; ao todo sete filhos, quatro meninos e três meninas. Mas, reveses foram chegando, na Revolução de 30, o ônibus e os taxis foram “requisitados”, com uma documentação feita em cartório. Porém, não muito tempo depois o cartório pegou fogo, e com isto a documentação foi perdida...

*Nem todos reagem do mesmo modo diante do imprevisto da parte financeira, razão pela qual optou pelo alcoolismo, para “aceitar” e conviver com os reveses. Isto foi aos poucos minando sua saúde, ocasionando um câncer no esôfago, que o foi debilitando dia a dia, que impedia de ter uma alimentação dentro da normalidade...

Foi para família um verdadeiro “descanso”, em face dos sofrimentos que estava passando... Deixando uma “lição” a nós, há provações que são ocasionadas por nossos comportamentos, fora dos parâmetros da normalidade, todos os tipos de vícios, que lesam o corpo e a alma... Mas assim como não há penas eternas, a Bondade divina, dá a seus filhos, oportunidades recomeçar, para que isto aconteça na mesma Vida, ou em outra, que vem a acontecer na maioria das vezes...

Os fatos mencionados já se passaram mais seis décadas, talvez até ele – nosso avô – já tenha “voltado”, e certamente hoje deve estar numa condição bem melhor, pois a abençoada Lei do Progresso, é Lei Divina, atinge a todos e a tudo. Lembranças, quem não as têm? Umas são boas outras nem tanto... Um bom domingo aos nossos prezados leitores (as) Curitiba, 17 de dezembro de 2017 – Reflexões do Cotidiano – Saul 9h35min.

http://www.mensagensespiritas.yxz

http://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 17/12/2017
Reeditado em 19/12/2017
Código do texto: T6201082
Classificação de conteúdo: seguro