Os Valores na Montanha-Russa

Nunca se falou tanto em bulling, em preconceito como no começo dessa década. Até pouco tempo atrás,quase ninguém sabia o significado dessa palavra e o seu uso era na prática meio disfarçado.

Segundo a etimologia,preconceito/bulling é um substantivo masculino, qualquer opinião ou sentimento concebido sem exame crítico, um sentimento hostil, assumido em consequência da generalização apressada de uma experiência pessoal ou imposta pelo meio; uma intolerância.

E como a vida anda bem apressada, um tanto moderninha demais pra certas coisas ,a mídia também colabora um tantinho pra isso. Apesar que campanhas e programas(muito interessantes, por sinal) são feitos pra mostrar o quão desumano e deselegante é ter preconceito com o próximo. Vemos consequentemente como resposta algumas notícias de atentados ou tentativas de homicídios por aí.

São tantos os preconceitos, que muitos já estão arraigados culturalmente e talvez ainda perdurem por muito tempo,mesmo que combatemos diariamente,como o racial,de gênero,de classe social,por exemplo.

Nos grandes centros até tem uma certa liberação e aceitação,mas nas cidades menores,o preconceito existe forte. Parece que todos tem que seguir a mesma cartilha de gostos ,ideias ou pessoas.Preconceito porque a pessoa é(ou está ainda) solteira,ou é muito branca/ negra, não tem filhos (ainda), pelo jeito de se vestir , se não tem namorado(a) já há algum tempinho , acham que é gay ou lésbica ou porque tem opinião própria. Os valores estão mesmo na montanha-russa!

Estamos em pleno século XXI com novas descobertas científicas e comportamentais,todo dia. Porém, a análise crítica sobre o outro continuará. Tomara que com mais aceitação, menos aparência e mais conteúdo esse olhar. E...afinal,qual é o teu preconceito?

Bob Marley já dizia " Don't worry/Be happy" ("Não se preocupe/ Seja feliz"). Da forma que tem que ser pra você!