UAI!



Não é só mineiro que tem uma queda por essa palavra. Ela também faz parte do linguajar do goiano e de quase todo brasileiro, mas foi lá na terra de Tiradentes e JK que o 'UAI' nasceu.
Mas como foi que o 'UAI' entrou para o vocabulário português? Ou melhor, mineirês?
Existem duas versões. Uma delas você pode conferir na crônica:
'Bem Vindos às Minas Das Minas' www.recantodasletras.com.br/cronicas/6175949, da Rosa Alves, uma mineira legitima. A outra versão vou lhe contar agora.

Vamos voltar no tempo, precisamente 1824 quando Minas Gerais abriu suas portas à primeira empresa britânica: 'Imperial Brazilian Mining' que durante quase três décadas explorou o ouro em Minas Gerais.  
Os costumes do Rei George IV e do seu povo embarcaram juntos nos navios que trouxeram o 'know how' e os profissionais responsáveis pelo progresso que chegava no leste de Belo Horizonte.  
O inglês tem fama de não gostar de ficar entra a cruz e a espada, por isso prefere esclarecer as dúvidas e pergunta sem hesitar, "WHY?" 
Imagine só um inglês em Minas Gerais em 1824 sem dicionário português-inglês ou Google Translator! Era muito "Why?" por todos os cantos com certeza.


                  Image result for King George IV


A palavra 'UAI' seria a versão brasileira do 'WHY?' (POR QUÊ?) que  tem a fonética idêntica e que transmite a idéia de questionamento. 
O tempo foi passando e a palavra caiu na boca dos mineiros que passaram a usar o 'UAI!' para expressar espanto, surpresa e impaciência. Na verdade, 'UAI!' pode ser interpretado de várias formas, dependendo como e quando for usado.  

Agora, vai provar lá nas Gerais que "UAI!" é trem 100% inglês. 



        Image result for expressão uai           Image result for I love Minas uai


Image result for uai e chapolin               Image result for I love Minas uai



Image result for I love Minas uai      Image result for expressão uai
Calada Eu
Enviado por Calada Eu em 10/12/2017
Código do texto: T6194948
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.