Integralidade humana

Não, não é prova de inteligência colocar os sentimentos em segundo plano.

De nada adianta ser racional sem o sentimento e a vontade para conduzir adequadamente essa razão.

Sem a integração harmoniosa, o homem moderno continua como um perdido viajante a vagar num imenso deserto sem oásis.

Faz-se necessário e urgente o desenvolvimento das inteligências emocional e volitiva para que possamos saciar nossa sede de paz; de justiça; de liberdade; de amor!...

Fomos, ao longo dos tempos, ensinados a executar e até a pensar, porém não recebemos o treinamento para lidarmos com o emocional.

Não nos ensinaram sentir.

Conheço pessoas inteligentes que por serem especialistas em pensar, tornaram-se, através da pura racionalidade, indivíduos arrogantes, orgulhosos, presunçosos.

Carecem da virtude mais importante na caracterização do homem sábio: a humildade. Sem a humildade perdem boas oportunidades de continuar aprendendo. Pensam que já sabem tudo.

Existem indivíduos muito inteligentes e com grande habilidade de decisão, mas vingativos e perversos, verdadeiros déspotas.

Por outro lado, encontramos indivíduos com bons sentimentos, mas que não conseguem tomar decisões corretas. São, com freqüência, iludidos, enganados pelos mais espertos.

O homem feliz, portanto, é aquele que logrou o desenvolvimento harmônico do pensar, do sentir e do querer.

Pode parecer utopia. Sou sonhador, eu sei, mas acredito, incentivo e insisto que o futuro das próximas gerações, origina-se no indivíduo senhor do próprio pensamento, dos sentimentos e da vontade.

Nem precisa ser considerado um homem virtuoso mas que seja integral, verdadeiro.

Luiz Rodas
Enviado por Luiz Rodas em 09/12/2017
Código do texto: T6194574
Classificação de conteúdo: seguro