No Natel Não Neva

Aos 23 anos de idade nunca vi nevar a não ser por meio da televisão e internet. E isso é de certa forma comum, pois a maioria dos brasileiros nunca viram. Mesmo assim, temos um conceito de natal diferente da nossa realidade, prova disso são nossas árvores (pinheiros sintéticos) com neve de isopor usada na decoração, as meias e os agasalhos que enfeitam muitas casas brasileiras, entre outros enfeites.

Somos um país predominantemente tropical, ainda que haja poucos registros de pequenas nevascas, principalmente no estado de Santa Catarina. Os registros de neve no Brasil sempre foram ao período de abril a outubro, portanto bem distantes do Natal. Mas como surgiu a ideia de que no natal neva?

Acontece que entre 21 e 22 de dezembro no hemisfério sul temos o inicio do verão, enquanto do outro lado do mundo no hemisfério norte temos o inicio do inverno. O que só confirmo o caráter dúbio da situação. Outro elemento é a presença da figura do Papai Noel, personagem historicamente de origem turca onde costuma nevar, mesmo sendo uma data de celebração do nascimento de Jesus para os cristões.

O Brasil não é o único país no mundo a sofrer fortes influências dos países mais ricos e desenvolvidos como por exemplo, dos Estados unidos. Essas influências são tamanhas a ponto de fazer o mundo abraçar um velhinho em um agasalho vermelho que apareceu pela primeira vez em uma campanha de Marketing da Coca-cola como símbolo do natal. Mesmo lançada no final do século XIX é até hoje um dos garotos propagandas da marca.

Mas e a neve? Muitas pessoas acreditam que no hemisfério norte do planeta é mais frio que o sul e isso não está exatamente certo. Acontece que existem mais terras no norte do Equador e elas são bem próximas dos polos, dessa forma existe uma maior quantidade de países onde a neve é mais propícia.

Assim como o Brasil, os Estados Unidos apresenta uma grande área de terras e clima variado, mas por lá em muitas regiões neva e o país que vende sua cultura ao mundo criou a ideia de que no natal neva, mesmo que em muitos dos seus estados nunca nem tenha nevado.

Em muitas regiões do Brasil, os brasileiros comemoram a chegado do verão com suas casas enfeitadas com neve falsa, enquanto na região norte o mês de dezembro é o inicio do inverno amazônico (período chuvoso com temperaturas de 21°c a 30ºc). Quanto mais próximo do equador menores as chances de se ter neve. Na região norte do Brasil, essas chances são quase nulas, independente da data. Por tanto, no natal do Brasil não neva, no máximo deveríamos enfeitar nossas árvores com pedrinhas de gelo representando as comuns chuvas de granizo.

Emanuel Franca
Enviado por Emanuel Franca em 06/12/2017
Código do texto: T6191535
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.