Fogo na Santa

Acordamos em choque! Algo MUITO grave aconteceu, as notícias corriam nas redes sociais, vídeos no Whatsapp, indignação, revolta, textão no Facebook, todas as rádios da cidade falam do assunto nos seus Jornais da Manhã, radialistas fazem link direto com repórteres no local do acontecido, todos em alerta!

Na noite anterior, um cidadão vinha de carro pela BR-232, dirigindo calmamente, quando algo lhe chamou atenção, uma imagem que o fez se sentir numa cena do filme Mississipi em Chamas, a imagem da tradicional santa que fica nas margens da Rodovia estava queimando, tal qual um vampiro num filme de Jhon Carpenter quando sai no sol (já que eu falei de cinema...). A santa queimando no meio do NADA, nem uma alma se quer próxima do acontecido, numa noite escura e nublada, sequer a luz da lua iluminava aquele lugar, com certeza é uma cena que vai ficar na mente dos mais sensíveis

Inclusive, aqueles textões do Facebook que eu citei logo no primeiro parágrafo dessa crônica, vinham, na maioria, dos beatos mais sensíveis, alguns diziam que aquilo era uma obra arquitetada pelo satanás em pessoa, outros diziam que foi um enviado pelo tinhoso que fez aquilo. Outros, um pouco mais sensatos e eloquentes, um pouco menos passionais, escreviam textos gigantes sobre intolerância religiosa, sobre o desrespeito e etc.

No dia seguinte, logo cedo e após o vídeo da noite anterior bombar, já foi organizada uma peregrinação dos beatos da Igreja de Santana, saíram em caminhada rumo ao local do fogaréu, cantando hinos de exaltação a santa queimada, alguns choravam, outros iam descalços, algumas velhinhas não aguentaram chegar nem na subida da Faintivisa, elas calcularam mal a distância da peregrinação, foram no impulso, na emoção do acontecido, desistiram com menos de 500 metros caminhados, erraram só por 12 km de diferença.

O assunto tomava conta da cidade, fotos, depoimentos, todas as Igrejas Católicas da Cidade emitindo notas de repúdio ao acontecido, os padres da cidade mandavam mensagem ao Arcebispo do Estado para se posicionar sobre o caso, uma comoção generalizada, teve até um gaiato que parou o vídeo do fogaréu na Santa e tirou um print de um "frame" onde a própria imagem do tinhoso aparecia em meio as labaredas, tipo quando apareceu na fumaça nos vídeos do 11 de Setembro! As velhinhas que desistiram da peregrinação foram a loucura quando viram a imagem do capeta nas chamas envolvendo a santa, era prova final que foi o próprio belzebu que fez aquilo com a pobre santinha...

Alheios a tudo isso, Biu e Ciço dois amigos que moram no povoado dos Macacos, que fica as margens da mesma BR-232 e um pouco antes do local do acontecido, estavam sentados num banco de madeira escorado por alguns tijolos 8 furos que ficava em baixo do pé de jaca da entrada do povoado, observavam todo movimento, um grupo de pessoas caminhando em baixo do sol, era a peregrinação que tinha saído logo cedo da Igreja de Santana, os carros parando as margens do local pra fazer algumas selfies junto com as pessoas que estavam peregrinando a caminho da santa queimada, essas selfies seriam postadas no Instagram mais tarde, com uma legenda indignada. Eles estranharam o movimento, apesar de ser sexta feira, a rodovia não era tão movimentada assim, e ainda mais na parte da manhã.

Biu aposentado, Ciço desempregado, após uma bicada que tomaram na noite anterior no bar de dona Nena perto do Sítio de Dois Leões, como em quase todas as noites de quinta e de sexta feira, vinham embriagados, os dois em cima de uma cinquentinha Shineray Vermelha depois de errarem dois retornos, foram bater quase em Gravatá, a noite escura, Biu olha de lado e vê que está passando próximo da imagem da santa, encosta a sua cinquentinha velha de guerra no acostamento, se benze, e pede a Ciço pra terminar de matar a garrafa de Pitú que Ciço carregava em baixo do braço, ali mesmo "no pé" da santa, com todo respeito, claro.

Após a aprovação do companheiro os dois se sentam, jogam o primeiro gole da Pitú no chão, pro santo, nesse caso específico, pra santa, e começam a matar o restinho da Pitú ali mesmo. Biu risca um fósforo já com o cigarro na boca, porém ao acender, a cabeça do fósforo voa, e cai justamente no lugar onde o "gole da santa" foi jogado...

Sim, pegou fogo, o mato seco ao redor e a tentativa de apagar o fogo jogando mais Pitú em cima ajudaram a formar aquela cena satânica, Biu e Ciço levariam essa culpa pro resto das suas vidas, caso eles lembrassem de alguma coisa que aconteceu na noite anterior.

RPH
Enviado por RPH em 05/12/2017
Código do texto: T6190681
Classificação de conteúdo: seguro