PRISÃO DE GILMAR MENDES SÓ SE PERDER A VITALICIEDADE

Comentários no link

http://carloscostajornalismo.blogspot.com.br/2017/12/destituicao-so-se-gilmar-mendes-perder.html

O jornalista e articulista RICARDO BOECHARD, em excelente artigo compartilhado por Toninho Saoud, afirmou que "temos um Ministro do STF que não teme ser defensor explícito do crime organizado" e acrescentou "Gilmar Mendes nem deveria ser impedido, deveria ser preso. Os laços de Gilmar e sua mulher com Jacob Barata são de amizade, comerciais e profissionais. O cunhado do Gilmar é sócio de Jacob Barata. Jacob tinha o contato direto da mulher de Gilmar em seus contatos." Embora concorde muito com o que escreveu com relação ao Ministro Gilmar Mendes.

Mas quanto à Jacob Barata, tenho a impressão que teria sido picado também pela mosquinha da corrupção comandada pelos ex-governadores Sérgio Cabral, Antony Garotinho, Rosinhas Mateus e os três presidentes da ALERJ, que foram soltos pelo ministro do STF, Gilmar Mendes. Estão todos presos e Sérgio Cabral foi a mais de um ano por corrupção. A corrupção é uma coisa poderosa porque envolve concessões de linhas e outras engrenagens complexas demais para serem entendidas isoladamente.

Contudo, permita-me discordar de seu artigo em um ponto apenas: pela Constituição e pelas leis do pais, o Ministro vitalício tem que primeiramente ser julgado, perder a vitaliciedade e ser preso depois porque há indícios claros de cumplicidade, mas tudo tem que ser provado através de um devido processo legal.

Diz, ainda, o articulista "esse senhor Barata, pelos crimes revelados por vários delatores, vem roubando diretamente da população mais pobre do RJ, comprando toda a cúpula da política fluminense e a FETRANSPOR. O Sr. Barata roubou 10, 20 centavos 4, 6 vezes por dia da população mais pobre do RJ, por anos a fio."

"A suspeição da Gilmar Mendes teria o efeito de mostrar que ele nada tem a ver com esses crimes, que a sociedade do cunhado e que a bênção no casamento, foram coincidências", acrescenta o articulista

A justiça não foi provocada dormita tranquila. Gilmar Mendes "não se declarou suspeito, mesmo quando o "rabo abanou o cachorro" e com todas as manifestações do MP, demonstrando cabalmente que os elos são pessoais, comerciais e profissionais, a única opção a crer é que Gilmar tem muito a esconder tanto nessa relação como nas outras em que se posicionou de forma imoral"

Escreveu também que "Jacob Barata é um bandido violento. Provavelmente está roubando dos cariocas há 30 anos. É um milagre da Lava-Jato e adjacências que estejamos trazendo esse esquema à vista, à tona"

E conclama "O judiciário e o MP precisam tratar Jacob Barata de forma especial, com o peso expressivo da lei, pois ele vai entregar Gilmar Mendes." porque "as últimas atuações do ministro são claras evidências de obstrução intencional da justiça, mandando às favas qualquer resquício de moralidade e racionalidade. Um acinte, um deboche. Está muito claro que Gilmar é um infiltrado do status quo para explodir os esforços anticorrupção e redirecionar os entendimentos do STF para a frouxidão ética e moral, apenas com seus "afilhados e amigos"".

Contudo, o próprio articulista afirma que "derrubar Gilmar Mendes é atravessar uma das últimas muralhas de proteção do sistema corrupto que moveu a política brasileira nos últimos, pelo menos, 30 anos."

E acrescenta “os brasileiros podem até ser impotentes para derrubá-lo, mas a cada atuação do ministro, mais gente desacredita no país e FAZ QUESTÃO de não apoiar qualquer movimento de recuperação econômica. Gilmar Mendes é a certeza da impunidade, portanto é a incerteza econômica. Gilmar Mendes é uma ode à concorrência desleal, portanto é um inimigo da governança e da ética nos negócios. Gilmar Mendes é o Alien parasita no organismo brasileiro.

carlos da costa
Enviado por carlos da costa em 04/12/2017
Reeditado em 04/12/2017
Código do texto: T6190066
Classificação de conteúdo: seguro