MEDO.

medo ê/ substantivo masculino

1. psic estado afetivo suscitado pela consciência do perigo ou que, ao contrário, suscita essa consciência. "m. ao se sentir ameaçado"

2. temor, ansiedade irracional ou fundamentada; receio. "m. de tomar injeções"

Medo; assim, define o dicionário: "Ansiedade irracional ou fundamentada". Sim, quem de nós nunca sentiu medo ? Sentir medo nos ajuda a preservar a vida. O medo nos coloca em estado de alerta e, por vezes, nos salva em situações de perigo, impedindo-nos a prosseguir quando há perigo iminente. Mas e quando ele se torna doença? E, quando ele lhe tolhe as atitudes e lhe aprisiona de corpo e alma ? Quantas coisas já deixamos de realizar, simplesmente, por medo ? Medo de errar, medo de sofrer, medo de ferir ou ser ferido, medo de se dar, medo de viver. Terá, de fato, vivido, aquele que nunca arriscou ? Aquele que, apesar dos perigos, nunca tentou ? Ahh, se nos tivesse sido ensinado que nessa vida, tudo passa tão rápido...Até o medo passa, quando decidimos por enfrentá-lo. Do contrário,viveremos eternamente, engaiolados, deixando que o medo decida por nós o caminho a seguir. O medo e a razão estão muito próximos um do outro. A razão não nos deixa sonhar e, o medo não nos deixa agir. E para complicar um pouquinho mais a situação ou, para nos salvar, entra em cena o coração. Quem terá, como aliado, o coração ? Dizem os sábios que o melhor caminho é o do coração. Segundo eles, o caminho do coração nos leva ao amor...e se existe amor no coração, não há o que temer, pois o amor é a razão do viver. Não deixe que o medo tome as rédeas da sua vida. Olhe sempre para os dois lados quando atravessar uma via de mão dupla, mas não deixe, nunca, de enxergar o fim da estrada.

Elenice Bastos.