DECISÃO COPA LIBERTADORES DAS AMÉRICAS 2017

Muita expectativa e emoção na festa do jogaço de bola entre o LANÚS (Argentina) e o GRÊMIO (Brasil). Um foguetório danado cobriu o pequeno estádio de fumaça, a maioria da torcida era dos gringos mas a do tricolor gaúcho se fazia presente também com cerca de 35.000 aficionados no campo.

É a quinta final da “Libertadores” disputada pelo GRÊMIO na sua historia. A arbitragem chama os capitães dos times ao centro do gramado, faz as recomendações de praxe e o jogo começa em meio ao grande alarido das torcidas.

Ao Grêmio basta um empate para conquistar o título, pois ganhou aqui no Brasil. Logo aos 3 minutos, Fernandinho ataca mas se encontra em posição de impedimento. Os gaúchos pressionam e o Lanús sente aos 7,43 minutos. Aos 8,20, Fernandinho, de novo, avança e chuta mas o goleiro deles defende fácil.

Luiz Carlos Junior narra a partida, Ledio Carmona e Muricy Ramalho comentam. Aos 18 minutos o Lanús cobra uma falta, mas Geromel afasta de cabeça. O juiz dá cartão amarelo para Velásquez aos 20 minutos e aos 27 Fernandinho, outra vez, avança num contra-ataque, acelera e fuzila para o gol de Andrada, mas o bom goleiro deles defende. Mas a festa é nossa e de mais ninguém!... Luan domina, corre com aquele seu jeito de quem não quer, querendo aos 35 minutos, mas é barrado na área pela zaga argentina.

Renato Gaúcho morde a sua medalhinha de ouro com a santa de sua devoção aos 38 minutos do prélio. O nervosismo é grande. Luan novamente dispara, chuta e marca de forma espetacular aos 41 minutos.

A galera explode com os 2 x 0 no placar. Ledio Carmona diz que Luan é o melhor jogador de capacidade técnica atuando no futebol brasileiro. Luan de novo invade e faz excelente passe para Barrios, que chuta para fora (ah, êsse chileno!) aos 44 minutos, Muricy Ramalho diz que Luan já carimbou seu passaporte para a Rússia em 2018 e logo o árbitro apita o final do primeiro tempo.

Parei para comer uma lasanha (ninguém é de ferro) e só voltei às anotações desta crônica aos 8 minutos da segunda etapa. O Grêmio continua dominando a partida e provando que é um time copeiro. Segundo Muricy Ramalho, os gringos dizem que o time do Grêmio é o que mais se parece com o estilo dos argentinos.

O cronômetro marca 22 minutos da etapa complementar, o Grêmio domina amplamente e os “hermanos” continuam na roda. A torcida gaúcha no estádio canta feliz o tempo todo. Aos 25 minutos Jailson faz falta em A. Costa e o árbitro marca pênalti a favor do Lanús. Sande cobra bem e desloca o ótimo goleiro Marcelo Grohe. O placar agora é 2 x 1 para os brasileiros. Cícero, que entrou minutos atrás, tenta por cobertura mas o balão de couro vai pra fora.

O Sport TV com Luiz Carlos Junior mostra as imagens da imensa torcida do Grêmio em Porto Alegre, dentro e fora do estádio. Aos 38 minutos Ramiro é expulso e complica as coisas para os brasileiros. Muricy Ramalho critica a atitude infantil do jogador gaúcho.

Decorridos 42 minutos o Grêmio se fecha na defesa. É um ferrolho total, comenta Luiz Carlos Junior. Muricy critica o nervosismo dos brasileiros e a torcida argentina começa a jogar garrafas atrás do gol defendido por Marcelo Grohe. Já aos 45 minutos Luan recebe, avança ... mas acaba perdendo um gol feito! O arco brasileiro recebe reforço policial para conter as garrafadas da torcida do Lanús.

O Sport TV mostra imagens fantásticas de Porto Alegre, com gaúchos lotando a Avenida Goethe. É uma cena que mexe com o coração da gente. Já passa dos 50 minutos, quando o árbitro apita o final do jogo!... E o povão canta feliz:- “Até a pé nós iremos/Para o que der e vier/Mas o certo é que nós estaremos/Com o Grêmio onde o Grêmio estiver!...”

B.Hte., 29/11/17

RobertoRego
Enviado por RobertoRego em 30/11/2017
Código do texto: T6186311
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.