JÁ ESTAMOS “RESPIRANDO” O CLIMA DE NATAL... 16h26min.

Novembro está quase dizendo “adeus”, com boas notícias e outras nem tanto. Fazer o quê? Tudo faz parte da Vida, o bom e o ruim...

Nossa cidade já alguns dias vive o prenuncio de um Novo Natal, as lojas enfeitadas, os supermercados também, os pane tones voltaram a todo vapor. Isto faz bem aos nossos olhos, visto que apesar de tudo a Vida prossegue, e com Esperanças num melhor amanhã...

Daqui mais alguns dias começam as apresentações natalinas, em que os corais são os permanentes destaques desta festa maior da cristandade, em homenagem ao nascimento Dele, o maior personagem de nossa história...

Com certeza há dois pontos de que se notabilizam, as apresentações nas escadas defronte a Universidade Federal do Paraná, prédio histórico inaugurado a mais de um século, para sermos mais exato em 1912...

Entretanto, há um evento que se repete desde 1991, o Natal do Palácio Avenida, em que 110 crianças se apresentam com seus cantos e arranjos, em que todos os anos, enchem de emoção os olhos dos curitibanos, mas muitos vêm de longe também para assistir e se emocionar...

O local do histórico prédio fica bem no centro de nossa cidade, tem tão somente seis andares, tem aproximadamente 18 mil metros quadrados. Foi construído em 1927/1929, pelo “imigrante e empresário sírio-libanês Feres Marty, com o projeto arquitetônico original de Valentim Freitas, Bernardino Assumpção Oliveira e Bertolo Berjorge. “* Durante anos foi endereço de escritórios, lojas, cafés, (como o folclórico Café Guairacá) e o Cine Avenida, umas das primeiras salas de exibição da capital paranaense...

Em 1968 foi adquirido pelo banco Bamerindus. Foi demorado o processo da saída dos que ocupavam os seus espaços, que demorou cerca de 12 anos, finalmente o histórico prédio foi totalmente reformado, sendo fiel as suas características originais, na parte de baixo, ficou a agência do banco, os demais espaços, a sua sede. Há também um teatro para 250 pessoas...

O Bamerindus se “foi”, no ano de 1996, todo o local passou a ser ocupado pelo BSHC, - que comprou o banco – ano passado tudo passou a pertencer ao Bradesco, porém, felizmente, o projeto original foi mantido, com toda sua estrutura, a apresentação do coral das 111 crianças, que anualmente se apresentam, no mês de dezembro. A estas crianças, é dada uma assistência integral, para suprirem suas necessidades, pois carecem de permanente ajuda, até serem encaminhadas em suas vidas, para “voarem” sozinhas...

O banco se foi, mas as boas sementes ficaram e estão tendo continuidade.

Certa ocasião, uma pessoa amiga, que freqüentava o nosso grupo de trabalhos mediúnicos, tinha um escritório de advocacia, uma noite nos cedeu sua sala, em um prédio, que ficava em frente daquele que estamos mencionado, havia uma sacada, e tivemos o privilégio de assistir sentados uma daquelas memoráveis apresentações... 17h18min. Curitiba, 28 de novembro de 2017 – Reflexões do Cotidiano – Saul

*Nomes e datas compilados da Wikipédia.

http://www.mensagensespiritas.yxz

http://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 28/11/2017
Reeditado em 02/12/2017
Código do texto: T6184745
Classificação de conteúdo: seguro