SÃO JOÃO DA CRUZ... *16h13min.

Novamente, tivemos oportunidade de hoje à uma hora da tarde, assistir o Cine Luz, da TV Evangelizar, filme muito bem feito de 1997, a cores sobre a vida deste sacerdote da Ordem dos Carmelitas. Guardava dentro de si, o desejo sincero de ser um seguidor dos ensinos de Jesus. “João foi ordenado sacerdote em 1567 e deixou clara a sua intenção de juntar-se à restrita ordem cartuxos, que atraía para encorajar a contemplação solitária e silenciosa”. *

Queria ser um autentico seguidor dos ensinamentos de Jesus, com o amor irrestrito ao próximo, total renúncia pessoal as atrações do mundo, isto com o tempo foi desagradando os que detinham o poder de mando, há uma cena interessante o mandatário do convento oferece a ele uma taça de um bom vinho, ele agradece, mas não aceita. Seu “superior”, diz a ele, que deveria ser mais “flexível” em suas atitudes, pois um sacerdote também é um ser humano, e não haveria mal nenhum que tivesse algumas “fraquezas”...

As tensões de convivências foram aumentando, porém, ele não queria mudar seu comportamento; neste meio tempo conhece em “em Medina, João encontra-se com uma carismática freira carmelita chamada Tereza de Jesus, que estava na cidade para fundar seu segundo convento.” Foi um encontro de almas afins, quanto aos Ideais de Espiritualidade, passou a ser uma espécie orientador espiritual destas irmãs, que muito o consideravam, em vista da pureza de sua visão doutrinária...

Concomitantemente, as coisas não iam bem a sua vida sacerdotal, eclodiu a inveja, o ciúme, em face de suas atitudes, de total desapego, aos “bens materiais”, culminou num “ultimato” por parte de seu “superior”, para que mudasse suas “radicais” atitudes, sobre a ameaça de ser “expulso”. Em face desta situação, a irmã Tereza de Jesus, compadecida de sua situação, praticamente insustentável, cedeu a ele um local reservado, para que deste modo se mantivesse firma em suas convicções...

Após uma brilhante preleção, para as irmãs, elas cantaram emotivos hinos de Louvor ao Supremo Criador; ele se mantinha em Oração; quando de repente para o “espanto” das irmãs presentes, durante alguns segundo em estase levitou; o que não deixa de ser um fenômeno fora do comum...

Era preciso “calá-lo a qualquer custo, pois estava prestando um “desserviço” a sua Ordem. O levam preso, e levado a um “julgamento”, queriam forçá-lo a mudar o seu comportamento “estranho”, isto é, seguidor autentico da Mensagem de Jesus. Não renuncia as suas convicções, fica oito meses, enclausurado numa fria cela, sem luz, consegue persuadir o guarda, e este fornece papel, “caneta” e luz para que pudesse escrever...

De suas abençoadas mãos, escreve abençoadas palavras em Louvor a Vida e agradecimento a Deus e a Jesus... Roga a Jesus, para que a liberdade a ele fosse dada, e a oportunidade foi oferecida, conseguiu sair da prisão forçada, teve a graça de viver mais 12 anos, evidenciando e pregando os seus Ideais de Espiritualidade. Faleceu ainda jovem com somente 49 anos...

Confessamos aos nossos prezados leitores (as) que foi a primeira vez que ouvimos falar de João de São Matias. 17h08 min.

Curitiba, 26 novembro de 2017 – Reflexões do Cotidiano – Saul

http://www.mensagensespiritas.yxz

http://www.recantosdasletras.com.br/autores/walmorzimerman

*Ele nasceu em 1542 Fontiveres, Ávila, Espanha morte 14 de dezembro de 1591, (49 anos). Em Úbeda, Jaén, Espanha.

Beatificação 25 de janeiro de 1765 por Papa Bento XIII

Datas e nomes compilados da Wikipédia.

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 26/11/2017
Reeditado em 28/11/2017
Código do texto: T6182851
Classificação de conteúdo: seguro