Sobre Livros e Brasileiros

Semana retrasada, fiz minha visita costumeira a Feira do Livro que faço a tantos anos e lá sinto-me em casa junto de meus velhos amigos de longa data, os livros.

Apesar da procura incessante das pessoas por livros nos últimos anos, infelizmente são muito poucas as pessoas neste país que gostam de ler e, por consequência, se aprofundar mais na leitura e também na escrita.

Só para situarmos sobre o que está acontecendo no Brasil com relação a falta de leitura, há sete anos atrás foi feita uma pesquisa comprovando que o brasileiro só lê um livro por ano, talvez dois depois de muito esforço.

E outra pesquisa mais recente só reforçou ainda mais a teoria ao constatar que 30% dos brasileiros sequer leram um livro na vida.

Com isso, acabam se tornando alvo fácil para charlatões, para os ditos salvadores da pátria e para os de má índole que falam palavras difíceis ou que tenham uma excelente oratória fazendo-as acreditar que tudo que dizem é uma verdade absoluta e definitiva sem precisar fazer questionamentos.

É triste constatar o quanto nosso país anda tão sem alma, sem coração e sem valorizar os pequenos escritores que lutam dia a dia para que suas publicações sejam lidas e compreendidas.

A coisa está tão ruim que até mesmo os mais consagrados escritores enfrentam esse tipo de problema justamente pela falta de interesse dos brasileiros pela leitura e pela consequente busca de mais conhecimentos.

Não há outro jeito pra resolver isso senão ler até tomar o gosto pela leitura.

Afinal de contas, parafraseando Monteiro Lobato, o Brasil precisa ser um país de pessoas e de livros.

Aqueles que conseguiram ler esta crônica até aqui entendendo a mensagem que quero passar a vocês, meus parabéns.

Vocês deram o primeiro passo para serem excelentes leitores e por tabela, tornarem-se pessoas de um apurado senso crítico.

Que tal ler um livro agora?

MarioGayer
Enviado por MarioGayer em 25/11/2017
Código do texto: T6182017
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.