FILMES DE TERROR E OS FANTASMAS PÓS MODERNOS

Sinceramente, eu sinto falta de alguns recursos presentes nos filmes de terror de antigamente. É evidente que os artifícios cinematográficos audiovisuais evoluíram muito com o tempo, contribuindo para a qualidade das cenas e a eficácia do suspense. Mas, por outro lado, os fantasmas, aliás, as figuras sobrenaturais, tornaram-se mais modernizadas, tecnológicas. Enfim, mais automatizadas, menos “reais”. O sobrenatural precisa se aproximar do natural. Contudo, as criaturas do outro mundo mais parecem produtos saídos de computadores pós-modernos, e não criaturas verossímeis que emergiram de um misterioso “além”. A tecnologia invadiu o mundo sobrenatural, eu sei, mas questiono-me, muitas vezes, se estes fantasmas ficariam mais aterrorizantes se, em vez de produzidos com excesso de efeitos especiais, os figurinos, o enredo e o próprio monstro fossem caracterizados de outra forma. Ou seja, se o próprio figurino e maquiagem em si, bem como a construção psicológica e comportamental do fantasma fossem assustadoras por si mesmas.

Os fantasmas pós-modernos também estão fazendo uso de recursos tecnológicos para estabelecer comunicação e atingir suas vítimas. Tome como exemplo o filme " O Chamado 3". Se você não assistiu, não se preocupe , não darei Spoillers, falarei apenas da tecnologia virtual utilizada pelo fantasma que assombra no filme, a Samara. Nos filmes anteriores ( O chamado 1 e 2), o lance macabro era transmitido por fita cassete. Quem assistia à fita estava condenado a morrer em sete dias. Com o passar dos anos , agora ( O chamado 3) , é possível ser assombrado por ela através do youtube e redes sociais. Fantasmas são inclusos no mundo digital, acompanham o avanço da modernidade.

Eu me pergunto: e se você não tiver rede social ? a maldição sobrenatural é tão dependente assim da tecnologia moderna? É evidente que todos esses recursos utilizados pelos monstros moderninhos fazem parte da coesão e desenvolvimento da história, que tem , sem dúvida, coerência interna. Mas a questão aqui é : onde estão os fantasmas " raiz" ? Aqueles que , com passos lentos e feições macabras , aterrorizam sem o apelo à tecnologia, tanto na estrutura da narrativa quanto na própria construção das cenas em que aparecem?

Não vai demorar e o próximo monstrengo atacará pelo Tiktok.

Vanessa Patrícia
Enviado por Vanessa Patrícia em 22/11/2017
Reeditado em 17/05/2020
Código do texto: T6179343
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.