A consciência negra de Mandela!

Era uma vez um negro...

Que permaneceu certo tempo preso por defender os direitos civis e políticos de sua nação, mas também por defender uma ideia de igualdade sem dominação - nem branca e nem negra. Este negro tem nome, sobrenome e vocês sabem quem é. Mas, apenas alguns conhecem a história e por isso podem se inspirar - Nelson Mandela.

Muitos, que por aqui passaram, sequer se interessaram por esta inspiradora e libertadora lição. Mesmo que não tenhamos a mesma disposição de Mandela e tão pouco a pretensão de deixar um legado próximo àquele, conhecer tal história nos inspira liberdade.

Ele foi liberto de uma cadeia fria, sombria e cruel. Infelizmente alguns negros foram aprisionados e permanecem presos em uma cadeia de ideias, depreciadora, até hoje.

Você, eu ou qualquer ser humano ameaçado por essa cadeia que tenta nos limitar, privar certos acessos, oportunidades e desafios impostos pela sociedade - às vezes subliminarmente – devemos nos manter relutantes, não podemos nos render.

E se for necessário motivação, que tal Mandela!

E senão sua história, ele nos deixa como sugestão um poema de Willian Ernest Henley chamado: #INVICTUS (http:/www.poesiaspoemaseversos.com.br/invictus)

Willian não se importará de ficar em segundo plano nessa exposição, mas vale ressaltar a precisão e a beleza das suas palavras!

É meu irmão, leia Invictus e liberte-se desta prisão imposta pelos outros. Saia daí de dentro de você mesmo; para viver em liberdade. E se não deixar tal legado, viverá como igual! Hoje Deus é o Senhor da minha alma, mas o deleite destes versos volta e meia me libertam.

Me inspiram até hoje – a poesia e a biografia.

#Consciência: o ser humano, tomado como ser pensante ou espiritual; alma, espírito, mente. Não necessariamente negra, mas consciência!