O ÔNIBUS DE TURISMO
Quando eu era criança, minha mãe ensinava que quando fossemos receber visitas deveríamos esperá-las com a casa arrumada. Para não fazer feio. Era uma questão de brio familiar.
Hoje de manhã indo ao centro da cidade, vi alguns ônibus de turismo entrando em Laguna.
Vi também seus passageiros com caras de curiosidade e expectativa por estarem entrando na terra que é patrimônio histórico nacional, local do 3º maior Farol do Mundo, da Pedra do Frade, do Marco de Tordesilhas, Capital da então República Juliana, Terra de Anita Garibaldi a “Heroína de Dois Mundos”etc. etc., etc.
Como é domingo, dia dado a divagações e devaneios, comecei a divagar e devanear.
Que memórias levariam no retorno a suas casas? O que passava por suas cabeças naquele momento?
Confesso que quando vi aqueles ônibus entrando, fiquei com vergonha por Laguna.
Eu moro aqui. Sei o que eles vão ver. Sei o que eles vão levar na memória. Também sei o que eles vão contar aos seus amigos sobre o que viram. Eles viram o que nos lagunenses e lagunistas vemos todos os dias, há bastante tempo.
Não seguimos o conselho de nossas mães e não arrumamos a casa para quando chegasse à visita.
O que eles viram no domingo, e nós todos os dias? Uma cidade esburacada, canteiro de obras enigmáticas, mal cuidada, com ares de abandono e desleixo.
Laguna é uma grande loja a céu aberto, nosso produto é o turismo, a BR 101 se transformou num tremendo shopping Center especializado em turismo, com diversas lojas, Jaguaruna, Laguna, Imbituba, Garopaba, entre outras, todas fazendo suas arrumações, preparando sua vitrines, treinando seus atendentes, esperando os clientes chegarem, os turistas, sim o turista é o cliente do turismo.
O consumidor de turismo , pensa ,age e reage como qualquer consumidor. Quer o melhor pelo menor preço, ate paga mais caro por um atendimento diferenciado, e volta outra vez.
Ele analisa o custo benefício de onde está empregando o seu dinheirinho. Avalia onde ele recebe o melhor, desembolsando menos. Analisa as opções antes de fazer sua escolha. E o que não falta são opções turísticas neste nosso grande shopping sul catarinense. E a Br 101 pronta encurtou as distancias. Pra quem vem de Porto Alegre, por exemplo, não existe muita diferença entre Laguna e Imbituba, Laguna e Garopaba, ou Laguna e Floripa. O que custa andar mais um pouco por uma estrada tão boa, principalmente se mais adiante ele encontrar as melhores opções para suas tão esperadas férias.
Os tempos são outros, os turistas são outros, mais exigentes, mais esclarecidos, sabem o que querem e não se contentam mais em ficar apenas sentado sob um guarda-sol em frente ao mar. Eles querem conforto, comodidade, praias limpas, opções noturnas, praças bem cuidadas, ruas transitáveis.
E nós? Estamos preparados para receber nossos clientes? Aqueles que falávamos sempre, com otimismo, que quando a duplicação ficasse pronta iam vir do Sul aos borbotões?
Reclamamos que a duplicação estava demorando tempo demais, que estava atrapalhando a chegada de nossos clientes, alias turistas, mas e as arrumações de nossa cidade? Estão no prazo certo de conclusão? Estamos preparados para o turismo? A desculpa da 101 acabou. Que desculpa vamos encontrar agora para justificar um quase certo fracasso que nos espera para a próxima temporada?
O domingo é muito bom para devaneios e divagações.