A ROTINA VIRA ROTINA

A ROTINA VIRA ROTINA

“A própria diplomacia, em tese, pode ser considerada por ciência destinada a erguer o entendimento e a simpatia entre as nações.” (Emmanuel).

Os prazeres da vida, as alegrias incontidas, os passeios matinais, as cadeiras nas calçadas, aquela conversa sadia, aquela música ouvida ao som do vento da noite, as histórias do dia-a-dia, eram o melhor remédio para a vida estressante que alguns pais de família tinham, mas ao retornar para casa com o cansaço natural, da fadiga diária, a convivência radiante com os amigos, o estresse sumia dando lugar a alegrias incontidas, transformando a noite tranqüila num posterior sono reparador. Com o advento dos malfeitores, dos meliantes essas nuanças de nossa vida, esse hábito salutar vai perdendo terreno e em cãs temos que nos resguardar. Existem na vida social determinado tipos de inquietação que permacem estanques, conosco, de vez que o espírito de compreensão e tolerância não nos permite exteriorizá-los. Uma pessoa querida, amiga em caminhos indesejáveis; o esposo que se envolveu em obrigações incompatíveis com as responsabilidades que abraça; é o filho que sai do aconchego da família e do lar passando a mendigar a cata de drogas e bebidas. A conseqüência danosa transforma sua vida, deixando-o na rua da amargura, causando uma série de problemas familiares se não houver tratamento urgente sua vida irá se transformar num verdadeiro inferno. A convivência com a marginalidade levando qualquer jovem ao fundo do poço. É caminho sem retorno. Poderíamos inserir nesse contexto, o amigo que se entregou aos costumes infelizes. O parente amado que deserta de casa, lançando culpas indébitas sobre outrem. A coisa é séria, mas denotamos que tudo transcorre ao ritmo das ondas mansas do mar. Ninguém quer assumir responsabilidade por seus atos alegando que a culpa é do meio em que vivemos, mas temos que explicar para os neófitos, quem faz o meio é o próprio homem.

O que estamos assistindo no cenário nacional, na telinha de nossas vidas é o verdadeiro caos que se instalou no Ceará e no Brasil. Vemos com naturalidade se falar em laranjas, visto que alguns corruptos colocam partes de seu patrimônio em nome de terceiros. Queríamos saber se aqui no Ceará ninguém convive com esse tipo de gente? Ou se os laranjas estão enrustidos e não sabemos onde? Tudo pode acontecer nesse Brasil de brasilólogos. A uma certeza que temos é que a rotina virou rotina e a saída é quase impossível, a não ser que um milagre aconteça. Presos dois adolescentes envolvidos em assalto, outros três jovens menores de idade estão sendo procurados pelos mesmos crimes, assaltos e assassinatos. Dia de pânico causa crise nos EUA (Estados Unidos da América do Norte) e abala economia mundial. Em São Paulo, a Bovespa, após despencar 8,82%, reduziu o ritmo de perdas e fechando o dia em baixa de 2,58%. O dólar comercial fechou o dia cotado a R$ 2,094 para venda, em forte alta de 3,15%. Terremoto no Peru causa destruição e já ceifou a vida de mais de 500 pessoas. Clero discute missa em latim aqui em Fortaleza, só falta o padre dar as costas para os assistentes da missa. Ceará terá mais três unidades carcerárias e essas unidades crescem mais do que hospitais. Subsecretário da Segurança Pública, José Nival Freire, reage a uma tentativa de assalto contra um casal que terminou em tiroteio no cruzamento das avenidas Murilo Borges com Raul Barbosa. Assembléia Legislativa aprova projeto do governo – A criação de Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará tomou maior parte dos debates na seção do dia 16/08/2007. Secretário da Fazenda vai explicar aos deputados as dívidas decorrentes de empréstimos concedidos pelo extinto BEC (Banco do Estado do Ceará), contraídas antes da federalização. Por que não passaram essas dívidas ao Bradesco que comprou BEC? Olha se esses empréstimos são meios cabeludos para ter ficado fora das negociações. O outro projeto é sobre a evasão fiscal. Senado Federal aprova emenda à Constituição – O Senado ainda precisa votar, em plenário, a decisão de sua Comissão acabando com coligações proporcionais. Desenvolvimento Regional – Bancada cobra do BB (Banco do Brasil) mais recursos para o Nordeste, segundo dados do Banco Central, as instituições captam R$ 64 bilhões na Região e só aplicam R$ 41 bilhões. Licitação Pública – Câmara vai leiloar folha de pagamento. O dinheiro obtido com a “venda” da folha de pagamento de R$ 1,768 bilhão por ano, sem os encargos sociais – será usado em obras na Câmara. A intenção é a de construir um novo prédio, de dez andares, para abrigar gabinetes de deputados, um novo anexo para a biblioteca e o museu, garagem e reforma de apartamentos funcionais. Está cheirando a mais corrupção essa intenção. Deputado acusa colega de contratar pistoleiros para matá-lo. O deputado Carlos William (PTC-MG) acusou o deputado Mário de Oliveira (PSC-MG) de tê-lo ameaçado de morte. Senado Federal – Mesa autoriza terceiro processo contra Renan e punição nada! CPI do Apagão Aéreo – Denise Abreu negou ter proximidade com José Dirceu e com o presidente Lula e que chegou a Ana por habilitação, ou guerra sem fim, meu Deus.

Nelson Jobim vai investigar desaparecimento de gravação de 23 minutos da caixa-preta do avião Airbus da TAM, que teriam sido apagados. Que vergonha, até isso acontece nesse país e as famílias das vítimas como ficam. Cai incidência de tuberculose no Ceará. Preço de laticínios aumenta e vendas caem. Marginais morrem em tiroteio com PMs. Estelionato – Capturado acusado de golpe milionário, Rogério Sampaio condenado a 15 anos de prisão pela justiça do Ceará e estava escondido em São Paulo. Rogério usava documentos falsos ao ser detido em Bragança Paulista. Em 2005, Rogério fugiu de Fortaleza levando consigo uma carreta lotada de mercadorias comprada com cheques sem fundos. Rogério freqüentava as rodas da alta sociedade de Fortaleza, passando-se por empresário do ramo de veículos importados. Teve um megacasamento com uma ex-miss. Senhor governador do Ceará, Cid Gomes, quem gosta de promessa é santo. Início da ronda-quarteirão é novamente adiado. E a novela continua: Depois de trabalhar internamente com a data de 20 de agosto para o início das atividades do programa Ronda do Quarteirão, o Governo do Estado já admite que não - irá implantar o programa este mês. Agora, a expectativa do Governador Cid Gomes é de que o mais badalado programa de sua gestão comece pelo menos “ainda este ano”. Duvidamos e a bandidagem batem palmas com a decisão do governador. Quem está enganando mais a população: o secretário da segurança ou o governador do estado? Ação da máfia surpreende Alemanha. Existe saída para a violência? Claro! Competência, trabalho, boa vontade e muito dinheiro. Energia eólica seria uma boa iniciativa para 2.008, achamos que a energia solar teria mais utilidade. Como tem gente feia nos jornais de sábado e domingo. “Ô povo feio”. Apenas 34% da população fazem reserva financeira, poupança ainda é a melhor opção e chega a 91% na capital. Senhora Sônia Pinheiro e Regina Marshall vão mostrar um pessoal mais bonito nos jornais de domingo, os matutinos estão precisando de beleza. Estresse prejudica os dentes afirmam especialistas. Obras do PAC (Plano de Aceleração da Economia) ficam para 2008 na capital, projetos da prefeitura só deverão ser enviados a Caixa Econômica no mês de setembro, então foi o Pac o causador do adiamento do Ronda do Quarteirão, isso significa que os Estados e Prefeituras estão falidos. Golfe tropical-fortalezense adere ao esporte nobre na grama do Parque Ecológico do Cocó. Faltam locais mais adequados à prática. Muitos projetos portugueses que serão implantados no Ceará terão muitos desses campos de golfe. Polícia procura sócios de Abadia, (“o chupeta)” – Juan Abadia recebia mensalmente R$ 3 a R$ 4 milhões de reais. Abadia colecionava objetos caros, relógios de grife, jóias, carros e até um iate. Justiça Federal – Dois anos depois, o mensalão será julgado. O Ministro Joaquim Barbosa já sinalizou que acatará a denúncia contra 40 acusados. Senado votará fim da infidelidade partidária. Caos urbano como ele atrapalha sua vida. É verdade! O engenheiro Egberto Carneiro Cunha Neto, acusado de matar o empresário Ronaldo de Castro Barbosa, há 12 anos, foi condenado a 14 anos de reclusão. Moradores do Papicu e do Bom Jardim reclamam da insegurança. Ibama apreende 440 quilos de lagosta no aeroporto de Fortaleza. Governa planeja dar nível internacional à educação até 2031. Quando te sinta a beira de pesar e desanimo, diante dos contatos sociais menos felizes, reflete na importância dos outros. Certamente, não nos é lícito aceitar os golpes e os preconceitos que os irmãos menos esclarecidos nos queiram impor, de vez que atendemos ao tato fraterno, em bases de respeito e discernimento. Aqui enceramos mais uma rotina do dia-a-dia, esperando que os nossos governantes, os homens que fazem as leis sejam mais complacentes com os menos privilegiados e que a classe média não seja inquisionada com tantos impostos a pagar. Somos filhos de Deus e temos direito ao descanso e lazer.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E ACADÊMICO DA ALOMERCE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 21/08/2007
Código do texto: T617304
Classificação de conteúdo: seguro