Um paralelepípedo atirado do céu na casa do governador do RN

José Augusto Varela foi prefeito de Natal entre 1943 e 1946 e governador do Estado entre 1947 a 1951, o primeiro após a redemocratização do país em 1945.

Era um homem muito duro, um exemplo de honestidade e não admitia que as suas ordens não fossem prontamente cumpridas.

Determinou ao diretor do Departamento Estadual de Imprensa, jornalista Romildo Gurgel, a publicação de um ato no Diário Oficial do Estado. Desatendida a sua determinação, e cioso da sua autoridade, demitiu imediatamente o auxiliar.

Romildo Gurgel revoltado com a demissão que julgava injusta, alugou um pequeno avião monomotor e num voo rasante sobre a Vila Cicinato, na Praça Pedro Velho, onde residia o governador José Varela, jogou um paralelepípedo sobre a casa do governador, que por um triz não matou o chefe da segurança da residência oficial.

Irritado com a audácia do jornalista, o governador José Varela (pai de Ângelo Varela) mandou prendê-lo onde aquele fosse localizado.

Romildo buscou asilo na casa do senador João Câmara, um dos poderosos caciques do PSD. No dia seguinte, escondido dentro de um automóvel foi para Recife e de lá para o Rio de Janeiro.

DJAHY LIMA
Enviado por DJAHY LIMA em 12/11/2017
Código do texto: T6169997
Classificação de conteúdo: seguro