HISTORINHA EXEMPLAR

HISTORINHA EXEMPLAR

Velho, mal vestido, barbudo e desdentado, não me sinto bem entrando em Bancos, qualquer um deles. Tenho a sensação de que me vêem como "assaltante" ou o informante de um. Sem carteira de identidade desde 2010, deixei passar as chances de retirar o que me restou de FGTS, além de vários anos de abono do PIS, hoje nos R$ 40,00 reais por ano, que fazem falta, saiba você, leitor que sorriu. A Polícia Civil de Belém não fazia (não faz ainda ?!) segunda via do documento, nessa "Democracia" que quer ensinar como se governa a Venezuela... e CANCELA nossos documentos quando bem entende !

Mas, tendo perdido faz uns 3 anos o tal "Cartão do Cidadão" -- coisa que nunca fui !-- retornei à Agência da CEF onde o fiz para 1) produzir outra via, 2) trocar a senha dele, e 3) abrir conta-"operário" ou coisa parecida, que a CAIXA -- antigamente "Banco do Povo" -- permite fazer, mesmo sem depósito algum. Perdi tempo, viagem, o humor (que nunca foi muito) e a pouca confiança que tenho nessas instituições.

Doméstica, 45 ANOS nessa função e sem aposentadoria alguma, minha mãe teve caderneta na CEF carioca, por volta de 1957 até 60/61... eu também, cortando lenha e levando marmitas, abri conta em 1963 na CEF do Paraná, quando TRABALHAR nesse país de ladrões não era ilegal nem proibido. Agora, FUI BARRADO em 2 ou 3/outubro pp. por uma recepcionista que distribui as senhas na CEF de Ananindeua, BR-316. "Estava suspensa a segunda via do cartãozinho azul, por isso eu não precisava mudar a senha do cartão perdido (lógica genial !), questões do FGTS eram por telefone 0800 e conta nova só com xerox da Identidade (?!), etc. De nada adiantou argumentar !

Quanto aos rendimentos do PIS, eu os receberia apenas com o número correto dele e a CTPS, em qualquer Banco ou Lotérica... reafirmou, diante de minhas dúvidas. 'Enganou-se"... ou fui enganado ! Em 3 Lotéricas a resposta foi negativa. Restou-me os Bancos ITAÚ e o BB, de tanta propaganda na TV, ambos perto de casa e que visitei ontem, 10/outubro. (Nem entrei no Itaú... às 14,30 hs a fila fora dele era grande.) As tais filas "de 15 minutos" são balela, espera-se bem mais pelo sistema atual "de seleção" e senha. Com visível "desconforto" o recepcionista do BB (na Arterial 18) digitou o nº do meu PIS... e nada ! Passou meu cartão a um outro, mesma "resposta": meu número não constava da relação dos inscritos NO PASEP. Argumentei que era PIS... "é a mesma coisa"! Ponto final ! Com meu número "registrado" lá no PC dele meu temos é que qualquer um receba. Pior: terei que voltar à CEF e chamara a senhora atendente de mentirosa ! PQP !

CINCINATO P. AZEVEDO (em 11/novembro 2017)

**********************

NO PAÍS " DOS 10%" !

I

Propaganda na TV

feita pro horário nobre

faz de conta que não vê

toda essa gente pobre !

I I

Fzem tudo pra esconder

a miséria que nos cobre,

preocupados em vender

um Brasil de rico e nobre.

I I I

Mas foi na fila de um Banco,

em meio aos de riso franco

que eu, me sentindo um pamonha,

I V

torci que -- daqui pra frente --

haja 100 pros "imponentes"

e 1... só pra quem tem vergonha !

"NATO" AZEVEDO

(em 11/nov. 2017)