Falta de Noção
Ultimamente notamos em nossa sociedade pessoas que causam muitos problemas a quem está ao redor.
São as chamadas de sem-noção.
Aquelas que através dos seus atos inconvenientes e palavras impertinentes causam constrangimento a família e aos amigos e não poucas vezes acabam provocando muitas brigas e confusões justamente pela falta de noção.
Para exemplificarmos isso, vem uma visita de outro estado ou outro país e o sem-noção faz piadinhas sobre o local de moradia ou a terra natal do visitante ou ainda pior, debocha de seus hábitos ou de seu cotidiano constrangendo todos a sua volta.
Outra coisa que os sem-noção fazem é quando telefonam de forma inconveniente para a pessoa que apenas deseja descansar após longo dia de trabalho e ela insiste na conversa falando de seus problemas nem se dando conta de que, do outro lado da linha, há uma pessoa que está cansada e sem paciência pra ouvir a mesma coisa todos os dias.
Isso ocorre constantemente com a grande maioria das pessoas.
A falta de noção geralmente é associada com a falta de educação, isto é, com as pessoas não tendo a consciência de que certas coisas não podem ser feitas livremente sem invadir o espaço dos outros.
Incluindo respeitar a privacidade e os códigos de conduta da pessoa.
Para as pessoas sem-noção, esse tipo de consciência praticamente não existe. Não sabem que em determinadas situações o melhor é manter-se em silêncio somente opinando quando for chamado.
E para aqueles que precisam aprender o que é ter noção das coisas só há apenas uma coisa a dizer.
“Se liga”.