Palafita tem alicerce?
Mais que nunca eu posso chamar meu Brasil de meu Rincão, não somente pelo "lábaro que ostenta estrelado" não só pelo verde e amarelo da nossa aquarela, mas também pelo sentido e definição de RINCÃO: LUGAR AFASTADO, LONGÍNQUO . Na minha memória, amarelada pelo tempo (fui muito piegas, ou demode?) meu Brasil se sustentava em alicerces sólidos, e quero acreditar que não seja uma imagem construída pelo meu patriotismo; em personagens marcantes, intelectuais invejáveis (eu invejo intelectuais, e não é inveja branca, que eu nem sei se existe inveja branca); um Brasil assentado em bancos concretos, ancorado, apoitado.
Meu rincão, hoje longíquo, tremula sobre estacas, em temerárias palafitas, sugerindo jangadas em terrenos alagadiços, jangadas que podem se encalhar, ou se perder; meu Brasil tremula, mas não sua bandeira, mas seu conceito, seu futuro.
Que Deus nos dê engenheiros que projetem sustentações, e betoneiras que misturem moral e dignidade que tanto nos tem faltado, e que nossa palafita tenha sim alicerce e eternidade