UMA FOTO, UMA LEMBRANÇA E MUITAS SAUDADES...(Rosana Silva)
Comentários no link
http://carloscostajornalismo.blogspot.com.br/2017/11/uma-foto-uma-lembranca-e-muitas.html
O tempo não volta, mas voltam lembranças guardas na memória, e a saudade de um tempo que não viverei mais...! Uma foto de 1984, enviada pelo meu zap pela ex-aluna Rosana Silva, registrando a passagem do Dia do Professor e mantida até hoje.
Com outros abnegados e crentes no processo ensino-aprendizagem, entre Eldon, Valdir, Celeste Nakayama, Moisés, Francimar, Moreira, Elijanio, Valdenora, nao sei porque razão fui o escolhido para ser o representante de tantos entre tantos outros....fui o escolhido, como lembrou-me a ex-aluna do curso de Serviço Social na Nilton Lins que "o senhor foi professor escolhido para ser homenageado". Mas porque exatamente eu, se tinham na Faculdade tantos melhores, como a mestra Lúcimar Well, por exemplo?
Professor só é homenageado por alunos, em duas circunstâncias: ou é bom no que faz, ou deixa muito a desejar, no caso quero acreditar que fora pela primeira opção. Mas, não fora o caso da professora da UFAM, Rita de Cássia Montenegro (in meooriam) escolhida ministrar a “Aula da Saudade”, “pela saudade das aulas que deixou de ministrar”. Rita de Cássia, em setembro sempre viajava a Belém e participava da procissão do Sírio de Nazaré. Lembrava sempre que podia esse fato na brincadeira. Ela ria toda vez que lhe lembrava desse fato.
Professor não se escolhe; é nato! Se aprimora com estudos, conhecimentos acumulados ao longo do tempo... Mas por que exatamente eu fui o escolhido para representar a todos os que são mal pagos, sofrem os terríveis efeitos das redes sociais e enfrentam violências dentro e fora das saías de aula!