Outras Marias
 
Maria,

Certamente o substantivo próprio feminino mais comum – ao lado do masculino João. Nomes firmados pelo imaginário cristão judaico. Se pejorativamente temos os joões-ninguém, temos toda sorte de  marias:

Maria-vai-com-as-outras, maria-gorda, maria-gasolina, maria-sem-vergonha...

Por outro lado há as elegâncias das variações femininas próprias: Mariá, Mariah – teríamos também Mária (?).

Não nos esqueçamos do estrangeirismo com Mary, Marie Marraiah ... e o mal grafado Meire.

Toda casa tem Maria!
 
Há a  diversidade, nos lares, de combinações: Maria Lúcia, Maria Fernanda, Maria Isabel, Maria Teresa, Maria Helena, Maria Ana...

Há os muito latinos americanos e por isto dramáticos: Maria das Dores, Maria do Socorro, Maria Eterna, Maria  do Perpétuo, Maria Aparecida, Maria da Paz...

Há os redundantes como o nome da atriz: Maria Mariana – isto é que ter a propriedade de tantas Marias sem serem outras tantas.
 
...e Maria não está somente nas pessoas e seus substantivos próprios. Está no céu  representada pela constelação Três Marias.

...e Maria está nas águas gerando energia, luz: há a Hidrelétrica de Três Marias.
 

E fica aqui a homenagem àquela que, por ser neta de alemães, teve o nome para ser incluída na latinidade da comunidade onde nasceu: Maria Silveria – a filha do Velão e como ali todas as filhas eram chamadas de Fia, ela era a Fia do Velão, meu avô.
 
Leonardo Lisbôa,
Barbacena, 07/07/2017
   
 
ESCREVA PARA O AUTOR:     
conversandocomoautor@gmail.com
 
Leonardo Lisbôa
Enviado por Leonardo Lisbôa em 03/11/2017
Reeditado em 03/11/2017
Código do texto: T6161489
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.